Acontece

Pernambuco registra 29 pessoas furadas por agulha durante Carnaval

Desfile de bonecos gigantes no Sítio Histórico de Olinda. Fotos: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco
Os casos foram registrados entre os dias 9 e 15 de fevereiro e ficam concentrados no Hospital Correia Picanço, no Recife

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco informou que atendeu 29 pacientes furados por agulha durante o Carnaval. Os casos foram registrados entre os dias 9 e 15 de fevereiro e ficaram concentrados no Hospital Correia Picanço, no Recife.

As vítimas dos supostos ”carimbadores” – como são chamados as pessoas que furam indivíduos com objetos pontiagudos com o objetivo de passar doenças – foram atingidos durante a folia em Recife e em Olinda. 

Dos 29 pacientes, 16 eram mulheres e 13 eram homens. Dentre os locais de ocorrência, 13 foram em Recife e 11 foram em Olinda.

Todas as vítimas foram atendidas e iniciaram o protocolo de quimioprofilaxia pós-exposição a material biológico (risco ao HIV), que consiste no atendimento clínico, coleta de exames laboratoriais, prescrição e dispensação da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP).

Segundo a pasta, ainda não há informações se as agulhas estavam contaminadas. No Carnaval de 2020, foram registrados 41 casos de pessoas que alegaram terem sido furadas por agulhas em Olinda, no Recife e no município de Orobó, no Agreste pernambucano. Das vítimas, a maior parte eram mulheres.