Acontece Política

Quaest: avaliação negativa do governo Lula sobe entre evangélicos

Lula
Foto: Divulgação/Hugo Barreto
A pesquisa destaca também que a aprovação do presidente Lula prevaleceu apenas na região Nordeste

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (6), aponta que a avaliação negativa do governo Lula entre evangélicos cresceu nos últimos três meses. Além disso, o estudo destaca também que a aprovação do presidente Lula prevaleceu apenas na região Nordeste, onde soma 68%. Já a desaprovação cresceu no Sul e Sudeste.

Segundo a pesquisa, a piora na avaliação entre evangélicos se deu pela declaração recente de Luiz Inácio Lula da Silva sobre as ações de Israel em Gaza em que comparou ao que Hitler fez contra os judeus na Segunda Guerra Mundial. O comentário foi considerado exagerado por 60% dos entrevistados e 69% dos adeptos ao segmento religioso.

Ao todo, 48% dos evangélicos avaliam o governo de forma negativa (avanço de 12 pontos percentuais sobre dezembro). Por outro lado, 22% consideram a gestão positiva (recuo de cinco pontos percentuais).

De acordo com o levantamento, a gestão tem avaliação positiva de 35% e negativa de 34%. Na pesquisa anterior, em dezembro, 36% tinham avaliação positiva e 29%, negativa. A parcela que tem opinião regular sobre o governo petista era de 32%, e agora está em 28%.

A pesquisa da Quaest ouviu presencialmente nesta rodada 2 mil brasileiros com 16 anos ou mais em todos os estados do país entre os dias 25 a 27 de fevereiro. A margem de erro é estimada em 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.