Acontece

Talibã: Atletas do Afeganistão não poderão disputar a Paralimpíada

Zakia Khudadadi iria representar o Afeganistão - Foto: IPC
Zakia Khudadadi, de 23 anos, seria a primeira mulher a representar o Afeganistão nos Jogos Paralímpicos

O caos instaurado no Afeganistão já começa a atingir e ficar evidente também no esporte. Por conta da grave situação do país, a delegação esportiva afegã não poderá participar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que começam no próximo dia 24 deste mês.

O comunicado da ausência do Afeganistão no evento foi confirmada na segunda (16) pelo porta-voz do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), Craig Spence. Os atletas estão impedidos de viajar devido ao fechamento dos aeroportos no país.

Apenas dois atletas estavam na delegação afegã, ambos da arte marcial. Entre eles, Zakia Khudadadi, de 23 anos, seria a primeira mulher a representar o Afeganistão nos Jogos Paralímpicos, mas terá o sonho interrompido.

Vale lembrar que o grupo terrorista islâmico são contra que as mulheres frequentem a escola, trabalhem ou pratiquem esporte. Em entrevistas que circulam nas redes sociais, mulheres descreveram ser forçadas a usar burcas —vestimenta que cobre todo o corpo e apresenta uma estreita tela, à altura dos olhos, através da qual se pode ver— e militantes agridem pessoas por não seguirem as regras sociais impostas.

Com informações do Estadão.