Acontece

Noronha com 100% de ocupação da rede hoteleira neste feriadão

Foto: Divulgação
Feriado é considerado a abertura não oficial da alta estação no Estado

Considerada pelos brasileiros a abertura do verão, o feriado de 7 de setembro deve iniciar a alta temporada para o turismo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Empetur para este feriadão, Fernando de Noronha é o destino com maior taxa de ocupação no estado, estando com 100% das vagas dos hotéis preenchidas.

Além do arquipélago, as cidades de Triunfo, no Sertão, e Bonito, no Agreste, chegaram próximo a esse valor, com 91,25% e 87,5% de ocupação, respectivamente. Já Ipojuca, na Região Metropolitana, a rede hoteleira vai operar com 80% de ocupação.

Outros destinos que devem registrar resultados positivos são Igarassu e Tamandaré, que ocupam a quarta e quinta colocação na pesquisa, com 86% e 83%. O ranking também acompanha os bons desempenhos de Gravatá, 76,25%; Recife, 75,12%; Petrolina, 72,4%; Cabo, 71,33%, e Paulista, 70%. No Estado, a média de ocupação de toda a rede hoteleira é de 65%.

Os dados são animadores, e comprovam ainda o crescimento da procura por regiões além do litoral, que têm ganhado destaque no programa de interiorização do Governo do Estado, o ‘Bora Pernambucar’. Ainda segundo o levantamento, os visitantes devem permanecer por 2,6 dias nos destinos no feriado.

“O verão é o período mais importante para o turismo local e gera incremento nos vários serviços da cadeia turística, hotéis, restaurantes, empresas de receptivo e agências de viagens. Com a flexibilização das atividades, seguindo os protocolos de segurança, Pernambuco tem atraído cada vez mais turistas para conhecer nossas belezas com segurança. Esses bons índices esperados de ocupação, com Noronha com 100% da capacidade, e Porto de Galinhas com 80%, por exemplo, nos deixam muito animados”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

As boas previsões para o verão são reforçadas pelos resultados positivos que vêm sendo obtidos pelo Aeroporto do Recife nos últimos meses. Principal porta de entrada de turistas no Estado, o terminal já recuperou 92% da movimentação de passageiros, comparado com o ano de 2019, segundo análise da Empetur. Os dados são referentes ao mês de julho, quando 726 mil pessoas passaram pelo aeroporto (chegando e saindo).

“A nossa missão é alavancar esses números e proporcionar experiência inesquecível a quem visita o Estado. Por isso, anunciamos nosso calendário de participação em feiras e eventos neste segundo semestre. Teremos um roadshow pelas principais cidades do País, levando capacitação e promovendo rodada de negócios para o trade”, completa o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, citando a ação promocional com início em 14 de setembro, no Distrito Federal.