Acontece

Primeiro caso suspeito de coronavírus chega a Pernambuco

Técnicos do Samu Recife equipados para transferência da paciente com suspeita do novo coronavírus (Foto: Cortesia)
A mulher está internada em isolamento no setor de infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz

Chegou a Pernambuco o primeiro caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus. Trata-se de uma mulher de 51 anos que estava de férias na Itália e desembarcou no Recife nesta terça (25) , vinda do Aeroporto de Garulhos, em São Paulo. Do aeroporto, a paciente – que é pernambucana – seguiu direto para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em Santo Amaro. Ela, aliás, está internada em isolamento no setor de infectologia da unidade. Esse procedimento é necessário porque a mulher veio da Itália, uma região na qual o vírus já se expandiu.

Leia mais

Brasileiros trazidos da China estão liberados da quarentena

O secretário estadual de saúde, André Longo, declarou que os outros 132 passageiros do voo foram registrados pela Anvisa e vão aguardar os resultados ambulatoriais da recém-chegada pernambucana. “No Brasil nós já tivemos 55 casos suspeitos que foram descartados”, lembrou o secretário. “Agora temos cinco casos e todo suporte está sendo dado aqui no Hospital Oswaldo Cruz”, continuou.

Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Foto: Arthur Mota/Arquivo Folha)

Segundo nota oficial da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), a paciente apresenta sintomas leves para o Covid-19. Além disso, a Secretaria informou que já foram coletadas amostras para realização de exames no Lacen-PE e no Instituto de Evandro Chagas (IEC), no Pará.

Em nota, a Azul Linhas Aéreas comunicou que o desembarque ocorreu sem intercorrências e os demais clientes e tripulantes da companhia foram avaliados e liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Azul disse, ainda, que a aeronave foi submetida a um procedimento de limpeza com agentes bactericidas e liberada para demais programações.