Acontece

Teich se compromete a fazer campanha pelo isolamento social

Ministro da Saúde Nelson Teich - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ministro da Saúde afirmou apoio às medidas em reunião com secretários estaduais da pasta

O ministro da Saúde, Nelson Teich, comprometeu-se a fazer uma campanha publicitária em defesa do isolamento social. A decisão foi tomada em uma reunião, na terça-feira (5), com secretários estaduais de saúde. Eles cobraram do representante da pasta um diretriz mais clara de sua gestão para o combate ao coronavírus.

Bolsonaro é crítico das medidas de isolamento, o que levou a demissão de Mandetta e contratação de Teich – Foto: Marcos Corrêa/PR
Leia Mais

Estado do RJ levará à delegacia quem participar de aglomeração

Além disso, a campanha promovida por Teich será focada em distanciamento social e cuidados de prevenção, como lavagem das mãos. Segundo a Folha de São Paulo, a reunião entre o ministro e os secretários estaduais foi tensa. Nelson Teich, aliás, também foi cobrado a aumentar a ajuda financeira, a acelerar a habilitação de leitos de UTI (que, dizem, está “muito atrasada”) e a definir de que modo o governo federal ajudará no custeio dos hospitais de campanha.

Ministro da Saúde – Foto: Júlio Nascimento/PR

Em nota, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) disse que “não está contra ninguém, mas a favor da Saúde dos brasileiros. Para isso, os estados e municípios não podem mais continuar pregando sozinhos sobre a necessidade de isolamento social. É preciso que o SUS tenha um único discurso, e espera que o Ministério da Saúde se junte a ele, nesse esforço para salvar vidas.” O conselho diz esperar que as ações definidas com o ministro sejam colocadas em prática a partir de segunda-feira (11).