Acontece

Com pandemia, passagens de avião têm queda de preço histórica

Foto: Reprodução/ Brasil de Fato
A tarifa média doméstica de preços apresentou a maior redução registrada em um segundo trimestre desde a crise global de 2009

De acordo com dados mais recentes divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a pandemia do novo coronavirus provocou uma queda histórica nos preços das passagens aéreas no Brasil. Houve uma queda de 34% nos preços dos tickets no segundo trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2019. Além disso, o valor médio dos bilhetes ficou em R$ 294,92 entre abril e junho.

A queda apresentou a maior redução registrada em um segundo trimestre desde a crise global de 2009
A crise trouxe complicações para o setor já em março, quando as companhias começaram a reduzir a oferta de voos. – Foto: Henrique Kawaminami

LEIA MAIS

Amazon disponibiliza canais sob demanda no Prime Video Channels

Segundo informações da Folha de São Paulo, a tarifa média doméstica de preços apresentou a maior redução registrada em um segundo trimestre desde a crise global de 2009. A crise trouxe complicações para o setor já em março, quando as companhias começaram a reduzir a oferta de voos. Entretanto, o pior cenário veio no segundo trimestre, quando a Latam cortou sua oferta de viagens domésticas em 90,2%. Gol e Azul reduziram em 89,9% e 81,4%, respectivamente, ante o mesmo período de 2019.

Ademais, o preço do combustível também ficou mais barato. No período, o querosene de aviação, que representa quase um terço dos custos e despesas operacionais no transporte aéreo, ficou 37% mais baixo, o que teria ajudado as companhias em dificuldade.