Botanique Hotel & Spa. Foto: reprodução.
Malas Prontas

Confira os cinco hotéis de luxo sustentáveis no Brasil

Uma pesquisa publicada pelo "Booking.com" mostra que brasileiros buscam escolhas sustentáveis na hora de se hospedar.

Uma matéria publicada pela Forbes nesta quinta-feira (18), mostrou uma pesquisa realizada pelo Booking.com, um dos principais sites de reservas de hotéis do mundo. O estudo mostrou que a maioria dos brasileiros que pretendem viajar, se preocupam com o impacto ambiental causado pelo hotel onde irão se hospedar. O Booking.com também divulgou seu relatório anual de viagens sustentáveis deste ano.

Embora os hotéis sustentáveis não sejam uma novidade, aparentemente a população é que está mais consciente com as causas ecológicas. No relatório divulgado pelo Booking.com, a maioria dos usuários do serviço afirmam que tem preferência por acomodações ecológicas, pelo menos uma vez este ano. O número de pessoas que se interessam por esse tipo de acomodação vem crescendo. Em 2017 o relatório indicava que 83% dos usuários optavam por hotéis sustentáveis, hoje, o número chega a 92%. A média é de que a cada 10 viajantes, 8 escolham opções ecológicas.

Mesmo que os brasileiros estejam mais conscientes, a maioria ainda não consegue colocar em prática a escolha dos hotéis sustentáveis, a porcentagem é de que 35% das pessoas não saibam como tornar a sua viagem mais ecológica. Por isso, vamos conferir a lista com cinco hotéis no Brasil, que conseguiram unir o luxo e a sustentabilidade.

Botanique Hotel & Spa
Botanique Hotel & Spa. Foto: reprodução.
Botanique Hotel & Spa. Foto: reprodução.
Botanique Hotel & Spa. Foto: reprodução.

Localizado na Serra da Mantiqueira, no Vale dos Mellos (SP), o Botanique Hotel & Spa parece fazer parte do próprio ecossistema local. Em meio à densa mata atlântica, o spa do hotel oferece tratamentos que são baseados na biodiversidade local.

Trazendo um conceito de pós-luxo, onde é possível a conscientização dos impactos ambientais do hotel e na vida ao seu redor. O Botanique utiliza os recursos ecológicos do local, porém sem degradar o meio ambiente. Todos os produtos do hotel são originais dos recursos locais, inclusive o menu.

Cristalino Lodge
Hotel Cristalino Lodge. Foto: Reprodução.
Hotel Cristalino Lodge. Foto: Reprodução.
Hotel Cristalino Lodge. Foto: Reprodução.

Localizado no  sul da Amazônia, o hotel Cristalino Lodge une conforto e sustentabilidade. Seus quartos e bangalôs ficam às margens do rio Cristalino, e são todos abastecidos por energia solar. O Cristalino foi nomeado um dos 25 melhores hotéis ecológicos do mundo, pela “National Geographic Traveler” além de fazer parte da Associação Brasileira de Viagens de Luxo.

Os viajantes que escolherem o Cristalino para se hospedar, terão direito a atividades locais, como banho de rio e passeios pela floresta com guias privados. Além de jantares  à luz de velas aproveitando a exclusiva adega do hotel.

Grand Hyatt Rio de Janeiro
Grand Hyatt Rio de Janeiro. Foto: Reprodução.
Grand Hyatt Rio de Janeiro. Foto: Reprodução.
Grand Hyatt Rio de Janeiro. Foto: Reprodução.

Localizado na Barra da Tijuca, o Grand Hyatt Rio de Janeiro faz parte da área de proteção ambiental Marapendi, o que significa que sua construção não afetou o ecossistema local. O Grand é um hotel cinco estrelas e que realiza um multirão de limpeza todos os meses, em parceria com a comunidade local. Eles recolhem lixo da praia de Reserva, localizada em frente ao hotel.

Pensado de maneira totalmente sustentável, o hotel baiseia, inclusive, a sua gastronomia dessa forma. Eles oferecem culinária japonesa a um “gastro lounge” carioca, e são abastecidos por uma horta própria de temperos e vegetais.

Lapinha Spa
Lapinha Spa. Foto: Reprodução.
Lapinha Spa. Foto: Reprodução.
Lapinha Spa. Foto: Reprodução.

O Lapinha Spa é localizado no Paraná e possui um dos melhores spas do mundo, segundo a World Spa & Wellness Awards, organização responsável por premiar spas e iniciativas de bem-estar. No Lapinha você encontra tratamentos avançados de estética e saúde, com equipamentos de alta tecnologia.

Toda a estrutura do hotel, desde os pisos, chuveiro, ambientes e piscinas são aquecidos por uma caldeira de matéria-prima reflorestada, sem nenhuma emissão de carbono. O hotel também possui uma horta orgânica, que abastece seu próprio restaurante. O menu oferecido é ovolactovegetariano. O Lapinha ainda possui sistema de reutilização de água e tem projetos de reflorestamento do ecossistema local.

Vila Naiá
Vila Naiá. Foto: Reprodução.
Vila Naiá. Foto: Reprodução.
Vila Naiá. Foto: Reprodução.

O hotel Vila Naiá é localizado na reserva extrativista marinha de Corumbau, na Bahia. Seu paisagismo é feito com matéria prima local, com plantas nativas para que seu impacto não influencie no ecossistema. No Vila Naiá é possível visitar o Centro de Ecoturismo e Educação Ambiental, um espaço próprio do hotel, com trilhas ecológicas e viveiros com mudas de espécies nativas.

O seu restaurante é abastecido por pescadores locais e uma horta orgânica própria, e o hotel ainda conta com uma adega de vinhos do mundo inteiro.

Veja mais: 
Argentina: uma boa escolha para o verão
Conheça alguns aplicativos que podem ajudar na hora do planejamento
SBD Da Vinci
RET Davinci

Siga RJ nas Redes Sociais