Malas Prontas

Confira os cinco hotéis de luxo sustentáveis no Brasil

Botanique Hotel & Spa. Foto: reprodução.
Uma pesquisa publicada pelo "Booking.com" mostra que brasileiros buscam escolhas sustentáveis na hora de se hospedar.

Uma matéria publicada pela Forbes nesta quinta-feira (18), mostrou uma pesquisa realizada pelo Booking.com, um dos principais sites de reservas de hotéis do mundo. O estudo mostrou que a maioria dos brasileiros que pretendem viajar, se preocupam com o impacto ambiental causado pelo hotel onde irão se hospedar. O Booking.com também divulgou seu relatório anual de viagens sustentáveis deste ano.

Embora os hotéis sustentáveis não sejam uma novidade, aparentemente a população é que está mais consciente com as causas ecológicas. No relatório divulgado pelo Booking.com, a maioria dos usuários do serviço afirmam que tem preferência por acomodações ecológicas, pelo menos uma vez este ano. O número de pessoas que se interessam por esse tipo de acomodação vem crescendo. Em 2017 o relatório indicava que 83% dos usuários optavam por hotéis sustentáveis, hoje, o número chega a 92%. A média é de que a cada 10 viajantes, 8 escolham opções ecológicas.

Mesmo que os brasileiros estejam mais conscientes, a maioria ainda não consegue colocar em prática a escolha dos hotéis sustentáveis, a porcentagem é de que 35% das pessoas não saibam como tornar a sua viagem mais ecológica. Por isso, vamos conferir a lista com cinco hotéis no Brasil, que conseguiram unir o luxo e a sustentabilidade.

Botanique Hotel & Spa
Botanique Hotel & Spa. Foto: reprodução.
Botanique Hotel & Spa. Foto: reprodução.
Botanique Hotel & Spa. Foto: reprodução.

Localizado na Serra da Mantiqueira, no Vale dos Mellos (SP), o Botanique Hotel & Spa parece fazer parte do próprio ecossistema local. Em meio à densa mata atlântica, o spa do hotel oferece tratamentos que são baseados na biodiversidade local.

Trazendo um conceito de pós-luxo, onde é possível a conscientização dos impactos ambientais do hotel e na vida ao seu redor. O Botanique utiliza os recursos ecológicos do local, porém sem degradar o meio ambiente. Todos os produtos do hotel são originais dos recursos locais, inclusive o menu.

Cristalino Lodge
Hotel Cristalino Lodge. Foto: Reprodução.
Hotel Cristalino Lodge. Foto: Reprodução.
Hotel Cristalino Lodge. Foto: Reprodução.

Localizado no  sul da Amazônia, o hotel Cristalino Lodge une conforto e sustentabilidade. Seus quartos e bangalôs ficam às margens do rio Cristalino, e são todos abastecidos por energia solar. O Cristalino foi nomeado um dos 25 melhores hotéis ecológicos do mundo, pela “National Geographic Traveler” além de fazer parte da Associação Brasileira de Viagens de Luxo.

Os viajantes que escolherem o Cristalino para se hospedar, terão direito a atividades locais, como banho de rio e passeios pela floresta com guias privados. Além de jantares  à luz de velas aproveitando a exclusiva adega do hotel.

Grand Hyatt Rio de Janeiro
Grand Hyatt Rio de Janeiro. Foto: Reprodução.
Grand Hyatt Rio de Janeiro. Foto: Reprodução.
Grand Hyatt Rio de Janeiro. Foto: Reprodução.

Localizado na Barra da Tijuca, o Grand Hyatt Rio de Janeiro faz parte da área de proteção ambiental Marapendi, o que significa que sua construção não afetou o ecossistema local. O Grand é um hotel cinco estrelas e que realiza um multirão de limpeza todos os meses, em parceria com a comunidade local. Eles recolhem lixo da praia de Reserva, localizada em frente ao hotel.

Pensado de maneira totalmente sustentável, o hotel baiseia, inclusive, a sua gastronomia dessa forma. Eles oferecem culinária japonesa a um “gastro lounge” carioca, e são abastecidos por uma horta própria de temperos e vegetais.

Lapinha Spa
Lapinha Spa. Foto: Reprodução.
Lapinha Spa. Foto: Reprodução.
Lapinha Spa. Foto: Reprodução.

O Lapinha Spa é localizado no Paraná e possui um dos melhores spas do mundo, segundo a World Spa & Wellness Awards, organização responsável por premiar spas e iniciativas de bem-estar. No Lapinha você encontra tratamentos avançados de estética e saúde, com equipamentos de alta tecnologia.

Toda a estrutura do hotel, desde os pisos, chuveiro, ambientes e piscinas são aquecidos por uma caldeira de matéria-prima reflorestada, sem nenhuma emissão de carbono. O hotel também possui uma horta orgânica, que abastece seu próprio restaurante. O menu oferecido é ovolactovegetariano. O Lapinha ainda possui sistema de reutilização de água e tem projetos de reflorestamento do ecossistema local.

Vila Naiá
Vila Naiá. Foto: Reprodução.
Vila Naiá. Foto: Reprodução.
Vila Naiá. Foto: Reprodução.

O hotel Vila Naiá é localizado na reserva extrativista marinha de Corumbau, na Bahia. Seu paisagismo é feito com matéria prima local, com plantas nativas para que seu impacto não influencie no ecossistema. No Vila Naiá é possível visitar o Centro de Ecoturismo e Educação Ambiental, um espaço próprio do hotel, com trilhas ecológicas e viveiros com mudas de espécies nativas.

O seu restaurante é abastecido por pescadores locais e uma horta orgânica própria, e o hotel ainda conta com uma adega de vinhos do mundo inteiro.

Veja mais: 
Argentina: uma boa escolha para o verão
Conheça alguns aplicativos que podem ajudar na hora do planejamento

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar