Acontece

Veja os likes das fotos acessando o Instagram pelo desktop

É possível ver os likes do Instagram acessando a plataforma pelo desktop - Foto: Reprodução
Pelo navegador é possível ver a quantidade de curtidas e visualizações nas fotos e vídeos do feed

Os usuários do Instagram perceberam uma grande falha da plataforma. O sumiço da quantidade de likes nas fotos de outras pessoas não foi generalizado. Quando as pessoas utilizam o desktop para acessar o Instagram, é possível ver o número de curtidas nas fotos de todos. Será que ocultar os likes no aplicativo e deixar visível no desktop foi proposital? Ou trata-se de uma falha gigantesca?

Leia Mais

Instagram sem curtidas: internautas fazem memes com novo recurso

Instagram lança funções contra comentários ofensivos e bullying

Instagram Alcione – Foto: Reprodução
Instagram Anitta – Foto: Reprodução
Instagram Roberta Jungmann – Foto: Reprodução

Segundo Igor Negromonte, especialista em Marketing Digital, a aparição das curtidas na versão para computadores poderia ser definida como uma falha de projeto. Apesar de tratar-se de utilizar um mesmo banco de dados, o aplicativo do Instagram acessado pelo celular é diferente da visualizado no computador, acessada através de navegadores web, como Chrome, Firefox e Edge. Igor afirma que, se não foi algo realmente planejado, o que pode ter acontecido é que a mudança foi realizada na codificação do aplicativo para smartphones, mas não na versão para o desktop.

“Esse tipo de falha de projeto não é comum de acontecer numa empresa do porte do Facebook (proprietária do Instagram), mas já aconteceu, inclusive no próprio Instagram. Em dezembro, quando eles alteraram a forma de navegação das fotos, por exemplo, houve uma repercução negativa muito forte. Eles ajustaram o projeto, corrigiram as falhas e implementaram novamente”, disse Igor.

Pré-visualização de postagens do Instagram – Foto: Reprodução/Techtudo
Entenda o caso

A partir do dia 17 de julho, o Instagram começou a remover o número de curtidas e visualizações nas fotos e vídeos postados. Segundo a plataforma, a ação era um teste. Ao ocultar tais estatísticas, eles buscavam evitar que as pessoas “se sentissem em uma competição”.