TV e Cinema

Confira a lista dos principais indicados ao Oscar 2020

Indicados ao Oscar 2020 - Foto: Divulgação
Nomes basileiros estão na lista de indicados

A semana começou agitada no mundo cinematográfico. Nesta segunda-feira (13), a lista dos indicados ao Oscar 2020 foi divulgada. Coringa, como era esperado, foi a obra com mais indicações, 11 ao todo. Além disso, produções assinadas por brasileiros também concorrem à estatueta. É o caso de “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, e “Dois Papas”, dirigido por Fernando Meirelles. Apesar disso, o brasileiro não entrou na lista de diretores que concorrem à estatueta. Confira abaixo a lista com as principais cateforias dos indicados ao Oscar 2020:

Melhor filme

Coringa

O longa, muito aclamado pela crítica, recebeu 11 indicações ao Oscar, liderando a lista. O filme relata a história de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), um homem que trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne (Brett Cullen) é seu maior representante.

O irlandês

Conhecido como “O Irlandês”, Frank Sheeran (Robert De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações. Ele concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente. O longa foi indicado à 10 estatuetas.

Era uma vez em… Hollywood

Los Angeles, 1969. Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) é um ator de TV que, juntamente com seu dublê, está decidido a fazer o nome em Hollywood. Para tanto, ele conhece muitas pessoas influentes na indústria cinematográfica, o que os acaba levando aos assassinatos realizados por Charles Manson na época, entre eles o da atriz Sharon Tate (Margot Robbie), que estava grávida do diretor Roman Polanski (Rafal Zawierucha). O filme ocupa a segunda posição na lista do Oscar 2020, ao lado de “O irlandês”, com 10 indicações.

Parasita

Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos. O longa se tornou o 11º filme estrangeiro a ser indicado na categoria principal.

1917

Os cabos Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman) são jovens soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial. Quando eles são encarregados de uma missão aparentemente impossível, os dois precisam atravessar território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar seus colegas de batalhão.

História de um casamento

Nicole (Scarlett Johansson) e seu marido Charlie (Adam Driver) estão passando por muitos problemas e decidem se divorciar. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio, mas Nicole muda de ideia após receber a indicação de Nora Fanshaw (Laura Dern), especialista no assunto. Surpreso com a decisão da agora ex-esposa, Charlie precisa encontrar um advogado para tratar da custódia do filho deles, o pequeno Henry (Azhy Robertson).

Adoráveis mulheres

As irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.

Jojo Rabbit

Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Jojo (Roman Griffin Davis) é um jovem nazista de 10 anos, que trata Adolf Hitler (Taika Waititi) como um amigo próximo, em sua imaginação. Seu maior sonho é participar da Juventude Hitlerista, um grupo pró-nazista composto por outras pessoas que concordam com os seus ideais. Um dia, Jojo descobre que sua mãe (Scarlett Johansson) está escondendo uma judia (Thomasin McKenzie) no sótão de casa. Depois de várias tentativas frustradas para expulsá-la, o jovem rebelde começa a desenvolver empatia pela nova hóspede.

Ford Vs Ferrari

Durante a década de 1960, a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas de forma que a empresa ganhe o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeoníssima em várias corridas. Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo.

Melhor ator

Joaquin Phoenix é o favorito a levar o Oscar. Ele, aliás, venceu o Globo de Ouro – Foto: Paul Drinkwater/NBC

Antonio Banderas – “Dor e Glória”

Leonardo DiCaprio – “Era uma vez em… Hollywood”

Adam Driver – “História de um casamento”

Joaquin Phoenix – “Coringa”

Jonathan Pryce – “Dois papas”

Melhor atriz

Scarlett Johansson concorre como “melhor atriz” e “melhor atriz coadjuvante”. Antes dela, 11 atores foram indicados no mesmo ano nas duas categorias – Foto: Ray Tamarra/Getty Images

Cynthia Erivo – “Harriet”

Scarlett Johansson – “História de um casamento”

Saoirse Ronan – “Adoráveis Mulheres”

Charlize Theron – “O escândalo”

Renée Zellweger – “Judy – Muito Além do Arco-Íris

Melhor diretor

Diretor Martin Scorsese, indicado ao Oscar por “O irlandês” – Foto: REUTERS/Olivia Harris

Martin Scorsese – “O irlandês”

Todd Phillips – “Coringa”

Sam Mendes – “1917”

Quentin Tarantino – “Era uma vez em… Hollywood”

Bong Joon Ho – “Parasita”

Melhor atriz coadjuvante

Kathy Bates em “O caso Richard Jewell” – Foto: Warner Bros Entertainment Inc

Kathy Bates – “O caso Richard Jewell”

Laura Dern – “História de um casamento”

Scarlett Johansson – “Jojo Rabbit”

Florence Pugh – “Adoráveis mulheres”

Margot Robbie – “O escândalo”

Melhor ator coadjuvante

Brad Pitt – Foto: Divulgação/Columbia Pictures

Tom Hanks – “Um lindo dia na vizinhança”

Anthony Hopkins – “Dois papas”

Al Pacino – “O irlandês”

Joe Pesci – “O irlandês”

Brad Pitt – “Era uma vez em… Hollywood”

Melhor roteiro adaptado

“O irlandês” – Steven Zaillian

“Jojo rabbit” – Taika Waititi

“Coringa” – Todd Phillips e Scott Silver

“Adoráveis mulheres” – Greta Gerwig

“Dois papas” – Anthony McCarten

Melhor roteiro original

Filme “Parasita” – Foto: Reprodução

“Entre facas e segredos” – Rian Johnson

“História de um casamento” – Noah Baumbach

“1917” – Sam mendes e Krysty Wilson-Cairns

“Era uma vez em… Hollywood” – Quentin Tarantino

“Parasita” – Bong jooh Ho e Han Jin Won

Melhor documentário

Cena do documentário “Democracia em Vertigem” – Foto: Netflix/Reprodução

“Indústria americana”

“The cave”

“Democracia em vertigem”

“For Sama”

“Honeyland”

Melhor fotografia

“O irlandês”

“Coringa”

“Lighthouse”

“1917”

“Era uma vez em… Hollywood”

Melhor curta-metragem

“Brotherhood”

“Nefta football club”

“The neighbors’ window”

“Saria”

“A sister”

Melhor animação

“Como treinar seu dragão 3”

“I lost my body”

“Klaus”

“Missing link”

“Toy story 4”

Melhor filme internacional

“Corpus christi” – Polônia

“Honeyland” – Macedônia do Norte

“Os miseráveis” – França

“Dor e glória” – Espanha

“Parasita” – Coreia do Sul

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar