À mesa

Orenji: frescor e a elegância tradicional da cozinha nipônica

Atum selado com gergelim, prato do Orenji Sushi Bar - Foto: Reprodução/Facebook
O sushi bar está localizado dentro do Organomix, no Shopping Recife

Por Bruno Albertim

No final dos anos 1980, a cozinha japonesa ganha corpo no Brasil não exatamente por influência do Japão, mas de novos chefs e sushimen americanos responsáveis por moldar a tradição nipônica ao gosto mais ocidentalizado. Daí, a incorrência excessiva em cream cheese, frituras e mesmo frutas nos enrolados e outros formatos. No Recife, um novo sushibar recupera, com doses precisas de contemporaneidade, a elegância original desta cozinha que é a mais globalizada para além de suas fronteiras originais.

Orenji – Foto: Divulgação

Orenji é o nome do sushibar em funcionamento dentro do Organomix – numa impressionante estrutura construída dentro do Shopping Recife, a filial pernambucana da maior rede de produtos saudáveis e orgânicos do País. Ali, há uma varanda deliciosa com vista para o Parque de Esculturas do shopping, onde podemos demandar o cardápio dos restaurantes encubados.

Organomix – Foto: Divulgação
Leia Mais

Cobra acerta com a brasilidade do chef Lucas Muniz

Se pudesse resumir o Orenji em palavras, estas seriam: precisão e frescor. É de fato impressionante que numa cidade ainda refém dos congelados, o restaurante mantenha um nível tão alto de frescor em seus pescados. O atum da casa, vermelho, vibrante, renovador do palato, é a grande estrela de vários pratos.

Atum selado com gergelim em cama e musselina de batata doce e wassabi – Foto: Reprodução/Facebook

O combinado especial preparado sushimen da casa sintetiza bem a elegância da casa: começemos pela dupla de jo-jo com ovo de codorna gelatinoso e ovas de salmão, uma entre as várias peças na bandeja. Pura arquitetura do sabor é a ostra empanada com salmão maçaricado e molho à base de missô e wakami, uma alga marinha temperada. O Gunkan traz polvo cortadinho e  temperado com óleo de gergelim, shoyu (japonês), cebolinho e uma pimenta japonesa, a togorasho, uma mistura de várias ardidas. O nível sobe ainda mais com uma dupla de nuguiri de vieiras canadenses e ovas de capelinha – sem tempero, as ovas estouram trazendo “nacos” do mar para a nossa boca. Ou ainda uma dupla de jo-jo com salmão, acetinado, untuoso no palato, com o toque marinho da wakami. Pra completar, um pouco de luxo concreto e comestível: pedaços absolutamente desconcertantes de foie gras sobre lâminas de atum.

Sushi da casa é sempre feito com peixe de ótima qualidade – Foto: Ed Machado/FolhaPE
Leia Mais

Léo Paixão ensinou culinária mineira no abre do Festival Gastrô

Depois do combinado, pedi o tiradito de atum selado em crosta de gergelim, sobre cama de purê rústico de batata doce com wassabi e legumes perfeitamente refogados, prato recém-criado por Dani Britto numa consultoria para a casa, chef de especialidade e grande versatilidade sobre orgânicos e saudáveis.

A chef busca incorporar ainda mais frescor e orgânicos às receitas, e apresenta alternativas para quem quer evitar a proteína animal. A casa agora conta com dois tipos de sushis veganos (cogumelo, tofu, maionese vegana e de vegetais como cenoura e abobrinha); além de um bifum (macarrão japonês de arroz) com vegetais.

Poke Vegan, à base de Arroz Negro, Shimeji, Avocato, Cenoura, Pepino e Gergelim – Foto: Reprodução/Facebook

Espécie de versão havaiana dos sushis, o cardápio conta também com dois pokes – atum e salmão frescos sobre a base de arroz solto, em dois tipos: o japonês tradicional e o negro – mais rico em proteína. Cubos de abacate dão untuosidade à receita.

Numa ou noutra vertente, a casa, mesmo quando inova, mostra grande respeito aos critérios que fizeram a majestade de cozinha tradicional nipônica: a precisão nos cortes e, sobretudo, a devoção ao frescor dos ingredientes, os principais deles.

Orenji preza pelo cuidado e dedicação no preparo de cada ingrediente dos pratos – Foto: Reprodução/Facebook

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz