Acontece

Avanço do coronavírus no Brasil é pior que na Itália

Turistas e brasileiros desembarcam com máscaras cirúrgicas no Aeroporto Internacional do Galeão - Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo
O 20º dia da pandemia no país europeu registrava 3 casos confirmado; no Brasil temos 291

A pandemia do novo coronavírus chega a seu 20º dia no Brasil, com 291 casos confirmados pelo Ministério da Saúde, além de uma morte. Em comparação com a Itália, país mais atingido pela doença fora da China, o avanço da doença acontece de forma extremamente rápida no Brasil. Nesse mesmo momento, o país europeu registrava, apenas, 3 casos confirmados. Ainda assim, devido a uma lentidão dos hospitais em Milão, no 23º dia, a Itália tinha 155 casos confirmados e três mortes.

Veneza, na Itália, extremamente vazia – Foto: Manuel Silvestri/Reuters
Leia Mais

Prefeitura de Miguel Pereira investiga possível morte por Covid-19

Segundo o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, o país passara por três meses de muitos casos confirmados. “Vamos passar 60 a 90 dias de muito estresse”, afirmou. Dessa forma, as atitudes imediatas do governo são o mais importante. Números de casos em outros países mostram que medidas mais severas e rápidas para frear o avanço do coronavírus acarretaram em um avanço mais lento da doença. Porém, ainda segundo Mandetta, apenas em setembro o número de novos casos deve ser menor.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

No Brasil, apenas pessoas com sintomas mais graves são testados para a pandemia. Isso acaba mantendo os números mais controlados, mas, ao mesmo tempo, não apresenta uma visão realista da real quantidade de infectados. De acordo com Mandetta, 80% dos casos são assintomáticos. “Nós imaginamos que nós possamos ter 80% a 85% de pessoas que não vão precisar de absolutamente nada a não ser orientação e talvez um antitérmico de uso pessoal, tipo dipirona, paracetamol. Isso deve ser a grande maioria dos pacientes”, afirmou o ministro.