Acontece

Rainha faz discurso histórico e pede coragem na luta contra Covid

Rainha Elizabeth II durante discurso - Foto: Reprodução/Instragram
Rainha Elizabeth II durante discurso - Foto: Reprodução/Instragram
Em 68 anos de reinado este foi o quinto discurso realizado por Elizabeth II

A rainha Elizabeth II falou aos britânicos em pronunciamento veiculado neste domingo (5). A monarca agradeceu aos cidadãos que permanecem em casa para evitar o avanço da Covid-19 e destacou o esforço dos profissionais do sistema público de saúde.

“Estamos enfrentado esta doença juntos”, disse. Elizabeth também elogiou o espírito nacional e pediu que a população supere o tempo de ‘dor’ e ‘enormes mudanças’ trazido pela pandemia do coronavírus. “Vamos nos encontrar novamente.”, afirmou.

Rainha Elizabeth - Foto: Divulgação
Rainha Elizabeth – Foto: Divulgação

A rainha, ainda, admitiu que a doença causou dificuldades financeiras em muitas famílias, além do sofrimento pela perda de entes queridos. Ela, inclusive, comparou o isolamento necessário para a contenção da doença à separação de famílias durante a 2ª Guerra.

Leia mais

Padre faz missa com fotos de profissionais de saúde em cadeiras

“Aqueles que vierem depois de nós dirão que os britânicos desta geração eram tão fortes quanto todos os demais. Os atributos de autodisciplina, determinação tranquila e bem-humorada, além de companheirismo, ainda caracterizam este país”, destacou.

Em 68 anos de reinado, aliás, este foi o quinto discurso realizado pela rainha, excetuando as tradicionais mensagens de Natal. O último pronunciamento, inclusive, havia sido em 2002, após a morte da rainha-mãe.