Prefeito Geraldo Julio e Jailson Correia, secretário de saúde do Recife - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Acontece

PCR entrega maior hospital de campanha no Recife

Erguido em 27 dias, no bairro dos Coelhos, o quinto hospital de campanha da Prefeitura do Recife tem 420 leitos

Para dar continuidade a ampliação da capacidade de atendimento a pacientes com Covid-19, o prefeito Geraldo Julio entregou, nesta segunda-feira (20), o maior hospital de campanha para enfrentamento da pandemia no Recife. São cerca de 420 leitos, sendo 100 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O local foi erguido em 27 dias, no bairro dos Coelhos. Aliás, o Hospital Provisório Recife 2 ultrapassa a capacidade do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, e do Hospital Provisório Recife 1, na Rua da Aurora, em Santo Amaro, juntos.

Hospital Provisório Recife 2 – Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Em menos de um mês, este é o quinto hospital de campanha entregue pela Prefeitura do Recife para enfrentamento ao coronavírus. O Plano Municipal de Contingência Covid-19 prevê um total de sete hospitais de campanha municipais. Além disso, todos devem reunir mais de mil leitos para pacientes infectados pelo novo coronavírus, sendo mais de 300 leitos de UTI com respirador.

Leitos do Hospital Provisório Recife 2 – Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Leia Mais

Tom Hanks fala sobre vencer o coronavírus: “Foi difícil”

“Hoje entregamos o Hospital Provisório Recife 2, uma unidade de 420 leitos, sendo 100 de UTI e  320 de enfermaria, que ficou pronto em 27 dias. É o hospital é o resultado do esforço, do trabalho, da dedicação de muita gente. o quinto já entregue. Aqui vão poder ser realizadas mais de oito mil internações nos próximos meses e muitas vidas serão salvas. É resultado deste trabalho que a gente vem fazendo, com todo mundo querendo ver isso pronto, preparado para receber os pacientes que precisam de atendimento hospitalar. Por isso é tão importante manter o isolamento social, para permitir que ações como essa sejam concluídas”, disse o prefeito Geraldo Julio.

Prefeito Geraldo Julio e Jailson Correia, secretário de saúde do Recife – Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A abertura dos leitos para os pacientes está prevista para a próxima segunda-feira (27) e será de forma gradual, até atingir o pleno funcionamento. No local, serão atendidos apenas os pacientes encaminhados pela Central de Regulação. O objetivo é contribuir para desafogar a rede de leitos de todo o Estado durante esta pandemia.

A unidade estruturada pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife em antigos galpões na Rua Largo dos Coelhos tem uma área construída de mais de 8.000m². Entre os equipamentos instalados na unidade estão respiradores pulmonares, raio-x, camas hospitalares, monitores de sinais vitais, desfibriladores cardíacos, entre outros. Todos, aliás, integram a aquisição de mais de dez mil equipamentos médico-hospitalares anunciada pelo prefeito Geraldo Julio, neste mês.

Respiradores também foram entregues junto ao hospital – Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR