Acontece

Novos hábitos exigirão mudanças na rotina pós pandemia

Deixar os sapatos na porta tornou-se um hábito comum - Foto: Divulgação
Trouxemos algumas dicas para facilitar os novos processos adotados na rotina

Depois de dois meses de isolamento e preocupações com o coronavírus, novos hábitos foram adquiridos dentro de casa. Enquanto alguns aprendem a cozinhar, outros cuidam das plantas, meditam, ajudam os filhos nas aulas online ou trabalham em esquema home office. Mesmo com novos hábitos diferentes, alguns costumes irão ser incorporados na rotina de todos, principalmente quando trata-se de higienização.

Home office – Foto: Divulgação

Se antes do isolamento, as pessoas costumavam lavar as mãos somente antes das refeições, após a pandemia, isso será um hábito constante. Além disso, não era comum tirar os sapatos ao entrar em casa, apenas quando estavam sujos. Agora, porém, o processo passará a ser automático na chegada. Para facilitar esse processo de higienização, uma dica é deixar um cesto ao lado da porta, onde as pessoas possam deixar os sapatos. Além disso, colocar um lembrete para lavar os calçados periodicamente também é uma boa ideia.

Cesto para guardar sapatos – Foto: Divulgação
Leia Mais

Detox: a meditação pode ser um refúgio na quarentena (e depois)

Outro hábito que estamos adotando durante a pandemia, e que deve seguir após esse esse período, é evitar jogar roupas e objetos que trazemos da rua em qualquer local da casa. Para isso, uma boa opção é deixar organizadores próximos à porta. Por exemplo, para guardar chaves e carteira, ou objetos pequenos de uso diário, deixar uma caixinha pendurada na parede facilita os hábitos diários. Já para bolsas e mochilas, uma ideia é instalar ganchos para evitar colocá-las no quarto assim que voltam da rua. Isso porque, até chegar lá, elas já foram apoiadas em vários locais que poderiam estar contaminados.

Ganchos para pendurar bolsas e caixinha para objetos menores – Foto: Divulgação

Além disso, a preocupação com as visitas também será um hábito diário. Uma boa sugestão é deixar bandejas ou caixas com mais de uma toalha no lavabo. Aliás, para embelezar o ambiente, mantenha elas enroladas. Isso porque, dessa forma, é possível evitar que alguém limpe as mãos com uma peça suja, já que as que ainda não tiverem sido usadas estarão arrumadas em um canto.

Bandeja com toalhas – Foto: Divulgação

Todas as dicas, aliás, também facilitam no momento de limpar a casa. Devido a pandemia, muitos estão adotando hábitos mais constantes de faxina. Com uma rotina maior de organização, os itens pessoais não ficam jogados pela casa, o que acelera o tempo gasto na limpeza do imóvel. Esses hábitos também diminuem a probabilidade de perder algum objeto pessoal pela casa. Além disso, não ficar preocupado em recolher objetos espalhados por todos os lados é algo muito bom.