Acontece

Sem testes em massa, Brasil precisa de confinamento, diz OMS

O diretor-executivo da OMS alertou para o fato de que a transmissão do novo coronavírus continua acelerada no Brasil. (Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco/Montagem)
O alerta foi feito pelos diretores executivo e geral da organização, nesta segunda (25)

O diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, voltou a falar, nesta segunda (25), sobre a importância da quarentena no combate ao novo coronavírus. De acordo com ele, o isolamento horizontal é a única opção para países como o Brasil, que ainda não têm capacidade de testagem em massa e rastreamento de pacientes infectados.

No Recife, a população está em ‘lockdown’ pode decreto estadual desde 16 de maio. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Leia mais
Após ser internado, exame de Toffoli para Covid-19 dá negativo

“A transmissão [do novo coronavírus] no Brasil, no momento, está muito intensa, assim como em outros países da América do Sul”, apontou Ryan. “Uma vez implantada a capacidade de testar, rastrear e isolar, ela é muito mais efetiva, pois afeta uma proporção menor de pessoas, com menos impacto econômico. Sem essa capacidade, porém, não há alternativa a não ser o confinamento”, afirmou, pontuando que “a transmissão não vai embora sozinha”.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. (Foto: Denis Balibouse/Reuters)

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, complementou o alerta de Ryan explicando a função da quarentena. Para ele, a medida é necessária para desacelerar o vírus e combatê-lo. “Esse vírus é muito periogoso, move-se muito rapidamente e é mortal. Quando passa de um patamar, cresce exponencialmente, e é isso que está acontecendo agora no Brasil”, afirmou Tedros.