Malas Prontas

Europa se prepara para reabrir teatros e cinemas

Teatro Alla Scala, na Itália - Foto: Divulgação
De forma gradual, os locais terão novas regras de funcionamento

Enquanto no Brasil não há expectativa de quando reabriremos os espaços culturais, a Europa já se prepara para reabrir portas de cinemas e teatros. Não é mais novidade que novas regras vão gerenciar a relação do público com o espaço e com os atores, no caso dos teatros. Mas alguns detalhes novos chamam atenção.

Funcionário esteriliza salas de cinema em Shenyang, no norte da China – Foto: STR/AFP

Como é de se esperar, o espaço entre as cadeiras será obrigatório, para manter o distanciamento social. Os teatros que não retirarem os assentos deverão deixar vagos lugares de forma a manter a distância entre as pessoas. Haverá poltrona isolada para quem for sozinho e também para quem estiver acompanhado. Um exemplo de como será a nova rotina foi revelado pelo Berliner Ensemble, um dos mais tradicionais teatros alemães, em sua conta no Instagram, que trouxe a imagem da nova configuração da plateia.

Nova disposição da plateia do Berliner Ensemble – Foto: Reprodução/Instagram
Leia Mais

Novas medidas sanitárias podem mudar hábitos de desembarque

Em Portugal, a reabertura está prevista para segunda-feira (1), e algumas novidades chamam atenção. Por exemplo: todos os espetáculos, incluindo aqueles ao ar livre e os gratuitos, terão que ter ingressos. Nos teatros fechados, a disposição das poltronas deverá respeitar as normas de distanciamento social, com espaços vagos entre os lugares. Além disso, a capacidade das salas deve reduzir em, no mínimo, 50% da original. Além disso, nos espetáculos ao ar livre, também deverão existir lugares marcados no chão.

Distanciamento e máscaras, num cinema de Praga, na República Tcheca – Foto: Michal Cizek/AFP

A entrada em sala de espetáculo será controlada de uma forma semelhante ao acesso aos aviões. Entrarão primeiro os espectadores com ingressos para a fila A, depois a fila B e assim sucessivamente até a última fila. Sendo assim, ao fim da apresentação, sairão primeiro os espectadores da última fila, seguidos daqueles da penúltima fila até chegar ao pessoal mais próximo do palco. Mas tem um detalhe importante: as autoridades portuguesas recomendam que os espetáculos não tenham intervalo, algo que é essencial em musicais, óperas e até na dança. Se não for possível evitar a parada, é recomendável que o intervalo seja o mais breve possível e que as pessoas não deixem seus lugares. Ou seja, a ida ao banheiro estaria vetada.

Outro detalhe importante é a obrigatoriedade do uso de máscara, assim como a facilidade de acesso a recipientes com álcool gel. A medição de temperatura deverá acontecer, especialmente nos artistas. As portas de acesso ao teatro deverão ficar abertas a fim de se evitar que as pessoas toquem nessas portas e aumentando a circulação de ar.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz