Acontece

Cargo de Regina Duarte na Cinemateca está descartado

Regina Duarte e Jair Bolsonaro - Foto: Isac Nóbrega/PR
Segundo o colunista Ricardo Feltrin, o governo federal irá fechar a Cinemateca e demitir os funcionários

Regina Duarte nem assumiu seu novo cargo na Cinemateca, em São Paulo, e já está com os dias contados na vaga. Segundo o colunista Ricardo Feltrin, o cargo na Cinemateca prometido à atriz já está descartado. Ela, aliás, ocupará, figurativamente, o cargo de Secretária Especial da Cultura até a próxima segunda-feira (8), com um salário mensal em torno de R$15 mil.

Jair Bolsonaro com Regina Duarte – Foto: Carolina Antunes/PR
Leia Mais

Kaio Maniçoba foi exonerado do Incra PE sem aviso prévio

De acordo com Ricardo Feltrin, o governo federal pretende fechar a Cinemateca e quer que a Fundação Roquette Pinto, que gere a instituição, demita os cerca de 150 funcionários que lá trabalham. Com isso, nem mesmo Regina Duarte terá o cargo anunciado na estatal. Ainda assim, a atriz não ficará sem nada. Segundo fontes ouvidas pelo colunista, o governo federal busca que Regina seja nomeada para algum cargo nível DAS (Direção e Assessoramento Superior), com salário também em torno de R$ 15 mil. Ela, aliás, será possivelmente nomeada para novo cargo pelo Ministério do Turismo.

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo do Governo Bolsonaro – Foto: Divulgação

Enquanto ficou pouco menos de três meses à frente da Secretaria Especial da Cultura, Regina Duarte não fez absolutamente nada. Aliás, ao contrário de seu trabalho como atriz, no órgão público seu papel foi ridículo. Agora, seu cargo na Cinemateca já é tratado como carta fora do baralho. Muito disso devido à Cinemateca estar no meio de um imbróglio envolvendo os ministérios da Educação, do Turismo e a secretaria especial da Cultura desde o final do ano passado. Mas agora, também envolve o Ministério Público de São Paulo, que quer investigar a intenção do governo federal em fechar o órgão, que existe desde os anos 40.

Galpões da Cinemateca, localizados em São Paulo – Foto: Divulgação