Acontece

Governo de Pernambuco anuncia novas fases de flexibilização

Coletiva do governo de PE - Foto: Heudes Regis/Divulgação
Shoppings, bares e restaurantes poderão reabrir nas próximas semanas

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (17), as próximas fases do plano de flexibilização. Batizado de “Plano de Convivência com a Covid-19”, o esquema contém cerca de 11 fases. Segundo o secretário de Saúde André Longo e a equipe de combate ao coronavírus no estado, a redução no número de internações e os dados de controle do contágio em Pernambuco, possibilitaram o anúncio das novas mudanças. Ainda assim, nem todos os municípios entrarão nas próximas fases ao mesmo tempo. Além disso, os secretários presentes na coletiva ressaltaram que o balanço é semanal e que as datas das próximas fases podem mudar a depender do avanço do coronavírus em PE.

Coletiva do governo de PE – Foto: Heudes Regis/Divulgação

A partir de segunda-feira (22), shoppings poderão reabrir as portas, mas com várias mudanças. Entre as novas medidas, os malls deverão controlar o fluxo de pessoas que acessam as áreas comuns, assim como reduzir sua capacidade para 30%. Além disso, só poderá haver um cliente para cada dez metros quadrados de área de circulação. Dentro das lojas, a regra é 20 metros quadrados por cliente, ou seja, num estabelecimento de 200 m², deverá haver no máximo dez consumidores ao mesmo tempo no interior da loja. Ainda assim, a equipe não entra no cálculo. As praças de alimentação só poderão funcionar para delivery e coleta e o horário de funcionamento será das 12h às 20h.

Shoppings Centers terão capacidade e horário reduzidos – Foto: Divulgação
Leia Mais

Celebrações religiosas serão retomadas na próxima segunda (22)

O governo também antecipou a reabertura de bares e restaurantes, que estavam previstos para a sétima fase do plano. “Aproveito para anunciar também, que estamos antecipando em uma etapa os serviços de alimentação, bares, restaurantes, lanchonetes”, informou Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Agora, os serviços de alimentação poderão voltar a receber clientes no dia 1º de julho, mas também com diversos protocolos, entre eles a redução de 50% da capacidade de clientes no local. Aliás, o governo afirmou que as mudanças estão sendo discutidas com o setor para garantir a segurança de todos.

Bares e restaurantes poderão reabrir uma semana antes do previsto – Foto: Divulgação

Ainda assim, o que muitos queriam saber era sobre a reabertura de parques e praias. Segundo os secretários presentes na coletiva, o anuncio sobre a reabertura desses locais acontecerá na sexta-feira (19), com expectativa da presença do secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Praias
Praia de Boa Viagem – Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco