Países da UE flexibilizam turismo em seus territórios - Foto: Divulgação
Malas Prontas

União Europeia cria site com informações turísticas de cada país

Plataforma "Re-open EU" traz a situação da pandemia em cada país do bloco

A pandemia do coronavírus está se estabilizando em alguns países europeus, que anunciaram a reabertura do turismo no início de junho. O mês, aliás, marca o início do verão no continente, considerado alta temporada para o setor turístico. Ainda assim, cada país da União Europeia tem estabelecido suas regras e restrições para estrangeiros. Pensando nisso, o bloco criou um site com todas as informações do turismo de seus membros, buscando facilitar aos estrangeiros que querem visitar a Europa, mas não sabem se terão entrada permitida ou necessidade de apresentar algum documento específico.

União Europeia – Foto: Divulgação
Leia Mais

Festival virtual de intercâmbio: tendência de viagens pós pandemia

A plataforma Re-open EU é um portal exclusivo com todas as informações necessárias pelos viajantes que pretendem entrar na Europa. O site reúne dados sobre os protocolos de viagem e a situação de cada país. A iniciativa, aliás, é louvável, uma vez que em tempos de pandemia as informações mudam a todo instante. Além disso, o viajante encontra tudo na mesma plataforma, economizando tempo ao evitar a busca separada nos sites de cada país. O Re-open EU conta com 23 opções de idiomas e a navegação é bem simples. Na página inicial do site, você escolhe o destino da viagem e, em seguida, aparecem as informações em quatro categorias: ViajarSaúde e Segurança, Serviços e Informações.

Cada país tem regras próprias de entrada – Foto: Christophe Archambault/AFP
Os casos de coronavírus vem despencando em países da Europa – Foto: Divulgação

Na categoria Viajar, é possível verificar se é possível circular livremente, se há exigência de quarentena ou atestado médico. Também é possível checar por quais meios de transporte os viajantes podem entrar no país. Enquanto isso, na categoria Serviços, é possível checar se meios de hospedagem, estabelecimentos comerciais, praias, parques e atrativos culturais estão abertos. Já os protocolos sanitários (uso de máscaras, distanciamento social, atestado médico) são encontrados na categoria Saúde e Segurança. Por último, na categoria Informações, você encontra informações nacionais e regionais de cada país, bem como iniciativas da própria União Europeia.