Acontece

Moradores de Praga fazem jantar para celebrar fim da quarentena

Moradores de Praga fazem jantar para celebrar fim da quarentena - Foto: Michal Cizek/AFP
Cerca de duas mil pessoas se juntaram em torno de uma mesa de 500 metros de comprimento

Parece brincadeira, ou algo impensável durante uma pandemia, mas moradores de Praga, na República Tcheca, fizeram um jantar para celebrar o fim da quarentena. A refeição pública reuniu cerca de duas mil pessoas ao redor de uma mesa de 500 metros de comprimento. Aliás, pouquíssimos usavam máscaras ou se preocuparam com o distanciamento social. Até esta quarta-feira (1), a República Tcheca, com uma população de 10,7 milhões de pessoas, registrou 12 mil casos de coronavírus e 349 mortes.

Aliás, um dos cartões postais da cidade ficou lotado com o jantar – Foto: Michal Cizek/AFP
Leia Mais

União Europeia reabre fronteiras a 15 países e Brasil está fora

O evento foi organizado por Ondrej Kobza, dono de um café na cidade. Ele ficou conhecido por colocar pianos nas ruas de Praga, montar mesas de xadrez em uma praça, e abrir o terraço de um palácio histórico para o público. A mesa foi montada na ponte medieval Charles Bridge, um dos principais cartões postais do centro histórico da cidade, às margens do rio Vltava. “Queremos comemorar o fim da crise do coronavírus com pessoas se unindo e mostrando que não têm medo de ficar com outras pessoas, que não têm medo de aceitar uma mordida no sanduíche de outra pessoa”, disse Kobza.

A mesa gigantesca começou a ser organizada logo cedo para receber as pessoas – Foto: Michal Cizek/AFP
Moradores de Praga fazem “jantar de despedida” para coronavírus – Foto: Michal Cizek/AFP

O evento aconteceu às vésperas do afrouxamento de mais restrições impostas desde março para conter a propagação da Covid-19 na República Tcheca. O país foi um dos primeiros a implementar restrições rígidas, projetadas para conter o coronavírus, em meados de março. Ainda segundo Ondrej Kobza, o evento só foi possível porque Praga não está recebendo turistas no momento.

Pessoas sentavam próximas umas as outras e quase ninguém usava máscara – Foto: Michal Cizek/AFP
Jantar público em Praga, na República Tcheca – Foto: Michal Cizek/AFP