Acontece

Príncipe Harry sugere à Família Real reconhecer erros do passado

Príncipe Harry - Foto: Ben Stansall/AFP
O ex-membro da realeza referiu-se aos erros do período do império inglês

O príncipe Harry vem se mostrado envolvido em reparar os erros de seu período na realeza. O marido de Meghan Markle, que abandonou seu título na realeza, sugeriu, em uma reunião com jovens lideranças de países que faziam parte do antigo império, que é necessário reconhecer erros do passado. “Quando você olha para a Commonwealth, não há como seguir adiante, a menos que reconheça o passado”, disse ele durante o encontro.

Príncipe Harry – Foto: Adrian Dennis/AFP
Leia Mais

Morre Ennio Morricone, compositor italiano vencedor de dois Oscars

Harry se referia ao histórico envolvendo a organização intergovernamental Commonwealth, criada oficialmente em 1931. Mas o surgimento está envolvido no contexto das descolonizações de territórios até então subordinados ao Reino Unido, que se tornaram independentes. Atualmente, a organização é chefiada pela Rainha Elizabeth II.

Rainha Elizabeth II – Foto: Tolga Akmen/AFP

O neto da rainha Elizabeth continuou insistindo que era necessário rever o passado envolvendo questões políticas do Império Britânico, mesmo que isso seja “desconfortável”, para que a organização possa ter ações efetivas. “Não vai ser fácil e, em alguns casos, não será confortável, mas precisa ser feito, porque, adivinhem, todos se beneficiam”, afirmou Harry.

Aliás, recentemente, Harry pediu desculpas publicamente por racismo ou erros do passado. No evento em lembrança à sua mãe, a princesa Diana, ele disse que quer cooperar com o fim do racismo institucional. “O preconceito inconsciente deve ser reconhecido sem culpa para criar um mundo melhor para todos vocês”, afirmou Harry.

Meghan Markle, esposa de Harry, sofreu racismo durante seu relacionamento com o príncipe – Foto: Reprodução

As falas do príncipe vão na direção contrária do silêncio do Palácio de Buckingham. No final de semana após o assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, personalidades do mundo todo se manifestaram a favor da valorização das vidas negras. Ainda assim, a rede social da Família Real postou uma foto da Rainha Elizabeth andando de pônei. A publicação, aliás, foi alvo de críticas.