Acontece

Fiéis se aglomeram no Pátio do Carmo para assistir missa

Fiéis no Pátio do Carmo - Foto: Paullo Allmeida/FolhaPE
Longas filas se formaram sem a preocupação com distanciamento social

Muitos fiéis se aglomeraram, nesta terça-feira (14), no Pátio do Carmo para assistir a missa dedicada à padroeira do Recife. Sem ninguém para organizar a fila, uma grande aglomeração se formou, sem preocupações com o distanciamento social. Aliás, as primeiras pessoas da fila afirmaram chegar no Pátio do Carmo por volta das 9h da manhã.

Houve aglomeração na porta da Basílica do Carmo – Foto: Paullo Allmeida/FolhaPE
Fiéis no Pátio do Carmo – Foto: Paullo Allmeida/FolhaPE

Como a igreja está com a capacidade reduzida, muitos fiéis chegaram logo cedo para conseguir um lugar na cerimônia religiosa. Aliás, alguns afirmaram que não voltarão para a missa da quinta-feira (16) por perceberem que, mais uma vez, haverá aglomerações.

Leia Mais

Candidatos a prefeitura prestigiam N.S. do Carmo na pandemia

Por conta da pandemia do novo coronavírus e do decreto do Governo de Pernambuco que proíbe aglomerações, a 324ª edição da festa em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife foi adaptada. Além da suspensão da tradicional procissão, a programação reduziu de 100 para 55 celebrações ao longo do mês de julho. Além disso, a ocupação na igreja está limitada a 120 pessoas por cerimônia, o que corresponde a 30% da capacidade interna da basílica.

Muitos fiéis permaneceram do lado de fora da igreja – Foto: Paullo Allmeida/FolhaPE
Fiéis durante missa de Nossa Senhora do Carmo – Foto: Paullo Allmeida/FolhaPE
Missa de Nossa Senhora do Carmo – Foto: Paullo Allmeida/FolhaPE

As liturgias eucarísticas vão ser realizadas nos mesmos horários: 7h, 10h, 12h e 15h. Neste ano, a festividade tem como tema “Senhora do Carmo, Saúde dos Enfermos”. O lema é “Oh! Mãe, cuida deste povo que é teu!”. Assim, a Província Carmelitana Pernambucana entrega aos cuidados da Mãe do Carmelo todas as pessoas impactadas pela Covid-19. Nesta quinta-feira (16), data que homenageia a Santa, a procissão será substituída por um altar montado em frente à porta principal da Basílica, no qual ficará exposta a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo.