Acontece

Brasil tem menor taxa de contágio da Covid-19 desde final de abril

Foto: Sebastião Moreira/EFE
Com sinal de redução progressiva de casos, taxa de transmissão brasileira caiu abaixo de 1

De acordo com levantamento realizado pelo Imperial College, o Brasil atingiu nesta quarta (2) a menor taxa de contágio do novo coronavírus desde o final de abril. O cálculo feito pela instituição referência em acompanhamento de epidemias, coloca o Brasil está entre os seis países sul-americanos que iniciaram esta semana com a transmissão da covid-19 sob controle.

O Brasil está entre os seis países sul-americanos que iniciaram esta semana com a transmissão da covid-19 sob controle
O Brasil está entre os seis países sul-americanos que iniciaram esta semana com o contágio da covid-19 sob controle. Foto: Reprodução/G1

LEIA MAIS

Setembro Amarelo: Mês de prevenção ao suicídio

O índice brasileiro agora é de 0,94, o que significa que cada 100 contaminados passam o coronavírus para outros 94, que por sua vez transmitem a doença para mais 88, reduzindo progressivamente o alcance da doença. O Imperial College calcula a taxa de transmissão com base no número de mortes reportadas, porque o dado é menos sujeito a subnotificações que o de casos registrados. Desta forma, o Imperial College também estima a acurácia do número de casos informados pelos países. O indicador brasileiro é de 64% nesta semana, ou seja, o país registra cerca de dois terços dos casos de Covid-19.

Com relação a outros países da América Latina, Peru e Bolívia (ambos com 0,88), Colômbia (0,92), Equador (0,94) e Chile (0,97) também estão no grupo dos que constataram desaceleração na transmissão. Mesmo com queda na taxa de transmissão de Covid, o Diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da OPAS, Marcos Espinal, disse em entrevista ao G1 que não é hora de “baixar a guarda”. “Por mais que os casos estejam diminuindo, o Brasil não está fora do problema. A pandemia continua. O Brasil é grande e, mesmo que tenha aumentado a testagem, as medidas precisam continuar”, comentou.