À mesa

As tortas elegantíssimas da chef Marcella Souto

Torta de morango e brigadeiro - Foto: Thiago Freire

Marcella Souto, a jovem chef à frente do classudo Nez, é mesmo uma caixinha de (ótimas) surpresas. Além de tratar com segurança e perícia clássicos absolutos da grande cozinha franco-italiana, é também uma chef de patissière robusta. E quem é do meio sabe: a alta confeitaria não permite enganações. Ou se é absolutamente preciso ou o fracasso é certo.

Marcella Souto – Foto: Thiago Freire

Em paralelo a seu trabalho no restaurante Nez, Marcella criou uma linha de tortas clássicas, de base francesa, delicadamente artesanais e caseiras. Na base, massa de biscoito ou a tradicional sucré, macia, ligeiramente crocante, deliciosamente amanteigada e temperada com o açúcar de confeiteiro que a deixa um pouco mais doce que as demais.

Leia Mais

Receita Divinos Pescados: aprenda a fazer Vieira com Concha

Equilibradas na composição de creme, açúcar e farinha, são além de tudo lindíssimas – e, claro, grandes artigos pra presentear. Os sabores falam por si: receita queridinha de hoje, uma delas é a banoffee: massa crocante de biscoito sob doce de leite e banana, chantilly e raspas de puríssimo chocolate meio amargo.

Torta banoffee – Foto: Thiago Freire

Uma das minhas paixões é a lemon curd, essa geleia que os ingleses amam colocar sobre pães, bolos e tortas, à base de gemas (sem qualquer sabor residual, com limão siciliano e taiti, finalizada com um merengue maçaricado). A de morangos traz lâminas da fruta sobre creme patissière – esse trunfo da alta pastelaria. E tem uma versão também enriquecida com chocolate branco da grife gringa callebout. Apaixonante é de pêra, de massa sucrê com creme de amêndoas, um toque de rum e as próprias amêndoas.

Torta de limão – Foto: Thiago Freire
Torta de morango belga – Foto: Thiago Freire
Torta de amêndoas com pera – Foto: Thiago Freire

As tortas, a depender dos ingredientes e do preparo, custam inteiras a partir de R$ 115. E as encomendas podem ser feitas pelo Insta: @soutomarcella e pelo whatsapp: 81-997770864.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar