Acontece

Pesquisa mostra que cães identificam Covid-19 no suor humano

Já imaginou cães identificarem o novo coronavírus através do suor? Pois bem. A hipótese de que cães farejadores podem indicar a presença do Covid-19 em seres humanos é de uma nova pesquisa realizada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e que teve sua primeira fase concluída com sucesso.

Os estudos estão estão em fase final e devem ser publicados em breve em artigo apontando a capacidade superior a 90% do animal identificar quem está com Covid-19.

A pesquisa é um desdobramento do projeto Nosaïs, da França, que iniciou essa mesma pesquisa no país europeu. No Brasil, os cães que estão sendo utilizados são da empresa Amarante, que já realiza treinamento de animais para farejar drogas e explosivos.

Na primeira fase dos testes foram 100 amostras enviadas para o Centro de Treinamento de Cães, em Campo Limpo Paulista (SP). Lá, dois cães foram designados para começar a identificar o odor em chumaços de algodão com suor extraído da axila de pessoas com e sem Covid-19.

Os pacientes para essa pesquisa foram captados pela prefeitura de Paudalho, zona da mata de Pernambuco, que também é parceira do projeto.