Acontece

Jardim Botânico do Recife reabre ao público com novidades

Jardim Botânico do Recife - Foto: Andrea Rego Barros/PCR.
Espaço volta a receber visitantes na sexta (11).

O Jardim Botânico do Recife volta a receber visitantes a partir desta sexta-feira (11), implementando, é claro, medidas de segurança e higiene. Após o primeiro fim de semana da reabertura, inclusive, o espaço contará com duas novidades.

Na terça-feira (15), o JBR inaugura, assim, dois novos espaços: a Arena Arbor, criada para o compartilhamento de conteúdos, e o Jardim Temático de Biomas, formado por espécies coletadas em expedições.

Espaço contará com novidades – Foto: Andrea Rego Barros/PCR.
JBR reabre na sexta (11) – Foto: Divulgação.

Fruto de uma parceria inédita entre a Prefeitura do Recife e a CASACOR, a Arena Arbor foi pensada para sediar encontros e palestras. O espaço, aliás, é assinado pela startup pernambucana Selvagen, do arquiteto Paulo Carvalho.

Leia mais

Empresários de Noronha pedem reabertura completa da ilha

Inclusive, o projeto, que é pautado pela sustentabilidade, já conquistou importantes premiações. Foi classificado entre os cinco melhores projetos na categoria Arquitetura Digital na premiação chinesa Idea-Tops. Conquistou o Silver A’ Design Award (troféu de prata) na categoria Arquitetura, Construção e Estrutura. E esteve entre os concorrentes ao Building of the Year (“Edifício do Ano”) promovido pelo ArchDaily, maior site de arquitetura do mundo.

Equipamento terá medidas de segurança – Foto: Divulgação.

A estimativa, aliás, é que a vida útil do equipamento chegue a 50 anos ao ar livre. No acesso ao espaço, inclusive, é onde vai se encontrar a outra novidade, o Jardim Temático de Biomas. O local contará com espécies coletadas por analistas ambientais do órgão. Muitas delas, aliás, ameaçadas de extinção.

O novo espaço se somará, assim, aos outros sete jardins temáticos disponíveis no JBR. Inclusive, vale destacar que recentemente o Jardim Botânico do Recife passou a integrar uma rede de intercâmbio de sementes com jardins botânicos das capitais brasileiras. Esse compartilhamento faz parte do Programa Bandeira Verde e tem o intuito de conservar e proteger a biodiversidade das regiões.

Medidas de Segurança

A reabertura do JBR conta com mediada de segurança e higienização. Entre as ações está o controle de fluxo de entrada.

Segundo o equipamento ambiental, a capacidade no espaço será para até 150 pessoas, no horário de funcionamento de terça-feira a domingo, das 9h às 15h. Ao atingir este limite, os novos visitantes precisarão aguardar a saída de um grupo para, então, terem acesso ao JBR.

O ex-prefeito do Recife Gustavo Krause, o secretário de Meio Ambiente da Cidade, José Neves Filho, e o prefeito Geraldo Júlio durante celebração pelos 40 anos do JBR – Foto: Thayse Boldrini/Divulgação

O controle, aliás, será feito na recepção, mediante aferição de temperatura com termômetros a laser. O uso de máscara e o distanciamento mínimo de 1,5 metro também devem ser respeitados.

Além disso, as caminhadas ambientais só poderão acontecer para grupos de até oito pessoas do mesmo convívio. Já locais com certo grau de confinamento, como o orquidário, terá limite de visitação permitido a seis pessoas por vez.

Leia mais

Refeno 2020 é cancelada após organização ouvir comandantes

No percurso de visitação, ainda, estarão disponíveis totens com álcool em gel. O espaço também recomenda que os visitantes usem calças compridas e sapatos fechados, além de levarem a própria garrafa de água.

Devido as restrições, o Jardim Sensorial, que permite às pessoas tocarem em plantas, texturas, formas e sentir aromas, permanecerá fechado. As atividades de educação ambiental também continuam suspensas, assim como as visitas guiadas. Também não é possível realizar o agendamento para ensaios fotográficos e filmagens.

Serviço

Reabertura do Jardim Botânico do Recife

Dia: 11 de setembro

Local: BR-232, Curado, Recife

Entrada gratuita

Capacidade de 150 pessoas no local

Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 15h30