Acontece

Casos de coronavírus voltam a subir em Pernambuco

Foto: Divulgação
O Estado passou para a lista de territórios com níveis da doença em alta

Quase duas semanas após o feriado de 7 de setembro, o número de casos e mortes por coronavírus voltaram a subir em Pernambuco. O Estado, que figurava entre os territórios com níveis da doença em queda, passou para o grupo de estabilidade e está, agora, no grupo de alta da Covid-19. Aliás, nas últimas 24h, Pernambuco registrou 757 novos casos da doença e 21 mortes, dos quais 11 ocorreram nesta semana.

Casos de Covid-19 voltam a subir em PE – Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Testes para coronavírus – Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/AFP
Leia Mais

Padre Arlindo doará 2 mil cestas em véspera do Dia das Crianças

Segundo o Consórcio de veículos de imprensa, que reúne dados das Secretarias Estaduais de Saúde, Pernambuco registrou, nos últimos 15 dias, um aumento de 22% de óbitos pelo coronavírus. Essa, aliás, é a primeira vez, desde o dia 9 julho, que o Estado figura no grupo com alta na média de mortes. Desde março, PE já contabilizou 139.325 casos confirmados e 7.954 óbitos da Covid-19. No feriado de 7 de setembro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 268 novos casos da doença e 19 óbitos, dos quais 6 ocorreram naquele fim de semana.

Os dados da doença refletem as aglomerações presenciadas nas principais praias do Estado nos últimos dias, principalmente durante o feriado. Nesta quinta-feira (17), o governo de Pernambuco renovou a situação de calamidade pública devido à pandemia. O decreto, publicado no Diário Oficial e assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB), é válido por 180 dias. Na justificativa, o governo apontou que permanece “um elevado índice de contaminação pelo coronavírus, permanecendo os seus efeitos devastadores na vida das pessoas”.

PE é segundo estado que mais abriu leitos para enfrentar Covid-19
Paulo Câmara – Foto: Aluísio Moreira/SEI