Acontece

Madri é primeira capital da Europa a adotar 2º lockdown

Madrid - Foto: Divulgação
Bloqueio começou na noite desta sexta (2) e durará 14 dias

Madri se tornou, na noite de sexta-feira (2), a primeira capital europeia a reinstaurar um lockdown (confinamento rígido) contra a Covid-19. O novo bloqueio durará ao menos 14 dias, mas pode ser estendido se necessário. A região, aliás, é o pior foco de infecção da Europa.

Madrid – Foto: Divulgação
Leia Mais

Tratamento de Trump para Covid-19 não inclui hidroxicloroquina

Os 4,8 milhões de moradores da capital espanhola e de outras 9 cidades-satélites poderão sair da região apenas para deslocamentos essenciais. A prefeitura madrilenha obedeceu com relutância à ordem do governo federal de proibir viagens. Com isso, só estão permitidas as saídas de casa para estudo, trabalho, cuidados de saúde e compras. A medida também amplia o confinamento já em vigor em áreas mais pobres da cidade, com taxas altas de infecção.

Membros da Unidade Militar de Emergências desinfetam um centro cultural de Vallecas, bairro de Madri – Foto: Oscar Del Pozo/AFP

Restaurantes e bares vão fechar mais cedo e terão a capacidade reduzida pela metade, assim como academias de ginástica e lojas. Ainda assim, as novas restrições não são tão rígidas quanto as março, quando as pessoas foram proibidas de sair de casa. Parques e playgrounds podem permanecer abertos, mas reunião com mais de 6 pessoas seguem proibidas em ambientes fechados e ao ar livre.