Política

Mendonça Filho se declara neutro no segundo turno

Coletiva Mendonça Filho - Foto: Rafael Furtado/FolhaPE
Terceiro colocado nas eleições, Mendonça não dará apoio a João Campos nem Marília Arraes

Após terminar em terceiro lugar na disputa à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho (DEM) declarou que não apoiará nenhum dos nomes que estão no segundo turno – João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT). Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16), o ex-ministro da Educação enfatizou que os candidatos são representantes dos governos que estiveram à frente da cidade nos últimos 20 anos. Aliás, ele creditou não ter tido mais força por causa da dispersão da direita e às pesquisas do Instituto Ibope.

Mendonça Filho durante coletiva de imprensa – Foto: Rafael Furtado/FolhaPE
Leia Mais

Confira todos os prefeitos eleitos em PE no primeiro turno

Durante a coletiva, o democrata deixou evidente que nenhum dos candidatos de esquerda terá seu apoio ou contribuição de voto. “Não vamos nem no PT nem no PSB. Nós vamos nos abster. Essa é uma decisão do eleitor. A regra eleitoral impõe que os dois mais votados passem para o segundo turno, então será um papel do eleitor. Eu me abstenho, não vou nem comparecer às urnas”, explicou Mendonça Filho.

Mendonça Filho – Foto: Rafael Furtado/FolhaPE

Além disso, ele afirmou que o resultado das eleições indica que os recifenses estão insatisfeitos com a gestão atual à frente da prefeitura. “Houve de certo modo uma divisão do campo do centro para direita muito forte, eu sempre fui a favor de uma unidade, que não foi alcançada. Nossa candidatura alcançou 25% dos votos válidos, ¼ dos recifenses. A posição política dos recifenses mostra que há um rechaço total do que está posto aí. Mesmo as alternativas postas, PT e PSB, não podem se citar como uma ampla vontade da maioria, porque ambas estão abaixo dos 30%”, disse Mendonça.

No seu discurso, o ex-ministro agradeceu os votos, comemorou os resultados do partido no Brasil e também a presença da vice de chapa, Priscila Krause. Ela, aliás, também criticou petistas e pessebistas. “O povo do Recife nos reconheceu como uma alternativa viável, comprometida e diferença daquela alternativa que colocou Recife como a capital da desigualdade do país. Faz 20 anos que nós combatemos e alertamos que esse era certamente resultado de políticas inadequadas para a cidade do Recife”, afirmou Krause.

Priscila Krause – Foto: Rafael Furtado/FolhaPE

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar