Acontece

Trump assina decreto para priorizar envio de vacinas para os EUA

Donald Trump - Foto: Tasos Katopodis/AFP
Presidente diz que poderá usar lei de defesa da produção para assegurar vacinas da Covid-19

O presidente Donald Trump assinou, nesta terça-feira (8), um decreto para garantir que os americanos tenham prioridade para receber vacinas contra o coronavírus. O texto, aliás, prioriza o envio de doses para os Estados Unidos antes de outras nações e diz que, antes de ajudar outros países, os americanos devem ser imunizados.

Trump se recusa a participar de debate virtual com Biden
Donald Trump – Foto: JIM WATSON/AFP
Leia Mais

João Campos anuncia nomes da equipe de transição

Ainda assim, não está claro como isso seria aplicado, dado que os fabricantes já assinaram acordos com outros países. Trump, aliás, chegou a afirmar que poderá recorrer ao Ato de Defesa da Produção, se necessário, para garantir que os norte-americanos sejam os primeiros na fila para receber vacinas contra o coronavírus produzidas nos EUA, embora tenha dito não achar que será necessário. A medida vem em um momento em que se discute o cenário em que não haverá doses suficientes da vacina após o início da distribuição.

Pfizer finaliza testes de vacina e informa eficácia de 95%
Vacina da Pfizer, em fase de testes – Foto: Dado Ruvic/Reutres

O governo afirma que pode cumprir sua meta de fornecer imunização para os cerca de 330 milhões de americanos até abril. A vacina da Pfizer e da BioNTech, que poderá ser licenciada pela FDA (agência de regulação de medicamentos) nos próximos dias, tem contrato com os Estados Unidos para 100 milhões de doses. Na segunda (7), o jornal americano The New York Times informou que a Pfizer havia se oferecido para vender doses adicionais aos EUA no final do verão, mas o governo tinha recusado.