Acontece

Vacina de Oxford estará disponível no Brasil a partir de fevereiro

Foto: Dado Ruvic/Reuters
O Brasil abriu pregão para compra de 330 milhões de seringas nesta terça (22)

Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (22), a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade, anunciou que as primeiras doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, estarão disponíveis no país a partir do dia 8 de fevereiro. Segundo Trindade, serão entregues 1 milhão de doses durante a primeira semana e, a partir da terceira semana de fevereiro, serão 700 mil doses diárias da vacina, totalizando 3,5 milhões de doses por semana.

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, reiterou a disponibilidade das vacinas para feverireo – Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz

LEIA MAIS

Restaurante Chica Pitanga reabre em 2021 após reformas

Além disso, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, disse que, além da vacina produzida pela Fiocruz, as negociações do Brasil com a Pfizer estão avançadas e o contrato já em processo de finalização. Em parceria com o laboratório alemão BioNtech, a Pfizer produziu a primeira vacina aprovada internacionalmente contra a covid-19. “A expectativa é de 8 milhões de doses no primeiro semestre de 2021 e de outras 62 milhões de doses no segundo semestre do ano que vem, totalizando 70 milhões de doses da vacina da Pfizer em 2021″, revelou.

10/04/2020
REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa

Ainda sobre a aquisição de vacinas, Medeiros também adiantou aos deputados que o consórcio Covax Facility, iniciativa global capitaneada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), “muito em breve” disponibilizará doses da vacina para o Brasil. O que não se sabe ainda é a qual das vacinas via consórcio o Brasil terá acesso primeiro.