Acontece

Recordes de novos casos da Ômicron provoca caos em aeroportos

Foto: Divulgação
2,6 mil viagens foram suspensas somente na segunda-feira (27)

O avanço da variante Ômicron no Hemisfério Norte levou diversos países a bater recorde de contágios de Covid no feriado de Natal. Com isso, os governos de EUA, Alemanha, França, Itália e Grécia se mobilizaram para planejar novas medidas para tentar conter o vírus.

Em paralelo, o cancelamento de voos provocado pelo contágio de equipes de comissários, pilotos e pessoal de apoio em aeroportos ainda afeta o transporte aéreo nesses países, com mais de 2,6 mil viagens suspensas somente na segunda-feira (27), sendo mil delas nos EUA.

Foto: Agência Lusa

A Europa é a região do mundo com mais casos registrados nos últimos sete dias, com 2.901.073 (55% do total mundial), e o maior número de mortos – 24.287 em uma semana (53% do total), seguida de EUA/Canadá (10.269 mortos, 22%). A França e o Reino Unido superaram nos últimos dias a marca de 100 mil casos diários, enquanto os EUA – onde a Ômicron é responsável por 70% dos casos – passaram de 200 mil, um aumento de 65% nos últimos 14 dias.

Outros recordes de contágio foram batidos também na Irlanda, Itália, Austrália, Dinamarca e Grécia. Autoridades americanas temem que o número de casos ultrapasse 1 milhão por dia, um número quatro vezes maior do que o pior momento da pandemia no país até agora.

O tráfego aéreo também continuou a sofrer transtornos no início da semana com 2,5 mil voos cancelados, segundo dados atualizados do site de vigilância aérea FlightAware. No fim de semana de Natal, além do cancelamento de 8,3 mil conexões aéreas internacionais e domésticas, dezenas de milhares de voos sofreram atrasos.

Os voos cancelados afetaram milhares de pessoas – Foto: Futura Press

Companhias aéreas como Lufthansa, Delta, United Airlines, Alaska Airlines, JetBlue ou British Airways cancelaram viagens porque a pandemia provocou uma escassez de pilotos e outros integrantes da tripulação dos aviões, que precisaram cumprir quarentena após contatos com pessoas com Covid-19. Além deste caos, as condições climáticas também afetaram os voos nos EUA: nevascas na região oeste complicaram ainda mais uma situação já caótica.

Já as companhias aéreas chinesas, como a China Eastern e a Air China, cancelaram 2 mil voos no fim de semana, incluindo vários que passavam pela cidade de Xi’an, onde os 13 milhões de habitantes estão em confinamento e só podem sair uma vez a cada três dias para comprar alimentos. Desde esta segunda-feira (27), podem circular em carros apenas os trabalhadores essenciais.

Com informações de NYT, REUTERS E W.POST.