Acontece

Boris Johnson diz que Rússia planeja maior guerra desde 1945

Boris Johnson - Foto: Andrew Parsons/Downing Stree
Primeiro-ministro britânico diz temer "enorme custo em vidas humanas"

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou neste domingo (20) que há evidências de que a Rússia planeja a “maior guerra na Europa desde 1945”, quando acabou a Segunda Guerra Mundial. A afirmação ocorre em meio ao aumento de tensões no Leste da Ucrânia e do receio de invasão do país por Moscou. “Todos os sinais são de que o plano já começou em alguns sentidos. Temo dizer que o plano é para algo que pode ser realmente a maior guerra na Europa desde 1945, apenas em termos de escala”, disse Boris à BBC.

Boris Johnson – Foto: AFP
Leia Mais

“Se a Rússia invadir a Ucrânia, haverá consequências”, diz Biden

Assim como o primeiro-ministro, o serviço de Inteligência do Reino Unido sugere que a Rússia pretende uma invasão a Kiev, capital da Ucrânia. “As pessoas precisam entender o enorme custo em vidas humanas que isso pode acarretar”, lamentou o primeiro-ministro, cuja credibilidade dentro do Reino Unido está em baixa. Isso ocorre por causa do escândalo conhecido como “partygate”, de festas que ocorreram na residência oficial durante as quarentenas anti-Covid.

Além disso, Boris indicou que o Reino Unido aplicará sanções amplas contra o governo russo caso o conflito seja concretizado. Segundo ele, o plano é que o governo britânico e os EUA impeçam as empresas russas de “negociar em libras e dólares”, uma medida que, segundo ele, “atingiria muito, muito duramente” o país.