Acontece

“Estamos caminhando para o fim da pandemia”, diz pesquisador

Infectologista Julio Croda - Foto: David Majella/Agência O Globo
O infectologista Julio Croda, da Fiocruz, crê que a doença vai entrar numa fase endêmica

O infectologista Julio Croda, pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e presidente da SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical), disse, em entrevista ao jornal O Globo, crer que “estamos caminhando para o fim da pandemia”. Além disso, ele, que é uma das principais referências do país sobre a Covid-19, afirmou que a doença vai entrar numa fase endêmica, “com períodos sazonais epidêmicos, como já acontece com a gripe e a dengue, por exemplo”.

Foto: MARCELO OLIVEIRA/EFE
Leia Mais

Golpista do Tinder já faturou mais de R$ 150 mil após documentário

Uma doença endêmica é aquela que se manifesta com frequência em determinadas regiões, geralmente provocada por circunstâncias ou causas locais. Ou seja, a população convive constantemente com a doença. “Passar da pandemia para a endemia não significa que a gente não vai ter o impacto da covid-19 em termos de hospitalização e óbito. Significa que esse impacto vai ser menor a ponto de não ser necessário medidas restritivas tão radicais e eventualmente até a liberação do uso de máscaras, que é uma medida protetiva individual”, explicou Croda.

Além disso, nesta terça-feira (22), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que pretende “acabar com o caráter pandêmico” da covid-19. “O Brasil já estuda esse tipo de iniciativa”, afirmou ele, durante evento de lançamento da vacina da AstraZeneca de produção totalmente nacional pela Fiocruz. Aliás, segundo o ministro, o governo avalia o cenário epidemiológico e o impacto da mudança de status da doença no Brasil, por exemplo, sobre vacinas e medicamentos que têm apenas autorização de uso emergencial.