Acontece

A prestigiada posse de Zé Paulo Cavalcanti como imortal da ABL

Zé Paulo Cavalcanti e a esposa Lectícia ao lado de Merval Pereira e a esposa Elza - Foto: Dani Paiva/Divulgação
Evento, que aconteceu no Rio de Janeiro, reuniu diversos nomes de Pernambuco

José Paulo Cavalcanti Filho tomou posse, na noite desta sexta-feira (10), como mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). O evento, que aconteceu no Petit Trianon, no Rio de Janeiro, reuniu muitos nomes de Pernambuco. Aliás, o jurista e escritor pernambucano ocupa, agora, a Cadeira 39, que pertenceu ao ex-vice-presidente do Brasil e também pernambucano Marco Maciel.

Zé Paulo Cavalcanti durante posse na ABL – Foto: Dani Paiva
Tradicional foto dos imortais da ABL – Foto: Dani Paiva/Divulgação
Leia Mais

Ônix: Filme pernambucano conquista 15 festivais internacionais

A condução de Zé Paulinho, como é conhecido, ao salão principal ocorreu ao lado dos acadêmicos Nélida Pinon Celso Iafer e Zuenir Ventura. Além disso, ele foi empossado por Joaquim Falcão, Edmar Bach e Geraldo Carneiro. Aliás, depois do evento, o Zé Paulo recebeu os cumprimentos no Salão dos Poetas, que estava lotado.

Além de importantes figuras nacionais, uma caravana de Pernambuco fez questão de prestigiar o evento. Nomes como Anna Maria Maciel, viúva de Marco Maciel, antecessor na Cadeira de número 39, assim como o presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, e a mulher, Cláudia Portela, Dona Gracita Brennand, Marcos e Clara Dubeux, Leila Queiroz e João Lyra, fizeram questão de marcar presença na noite, tão importante para a intelectualidade do Brasil mas, principalmente, para o nosso Estado. Ainda assim, infelizmente, uma figura muito esperada não esteve no evento. Marcos Vilaça, grande amigo e compadre de Zé Paulo Cavalcanti, não pôde comparecer, como prometido, por problemas de saúde.

Eduardo Monteiro, presidente do Grupo EQM, Claudia Portela e Gilberto Gil, imortal da ABL – Foto: Divulgação
Zé Paulo e Lectícia com os ministros Og Fernandes e Mauro Campbel – Foto: Divulgação