Acontece

Anvisa aprova liberação de vacina contra varíola dos macacos

anvisa
Foto: Solidcolours/Istock
Vacina contra a varíola do macaco é indicada a adultos acima de 18 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a liberação para uso da vacina Jynneos/Imvanex contra a varíola dos macacos (monkeypox) e do medicamento tecovirimat para o tratamento da doença no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunizante já está aprovado nos Estados Unidos, Canadá e União Europeia.

Com isso, o Brasil espera a chegada de 50 mil doses no próximo mês. De acordo com entrevista coletiva da última segunda-feira (22) do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esses imunizantes serão destinados apenas aos profissionais de saúde que lidam diretamente com as pessoas infectadas. Aliás, a vacina é indicada a adultos acima de 18 anos.

Leia Mais

Saúde confirma 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil

No Brasil, o número de casos confirmados até a noite de quarta-feira era de 4.144, enquanto o número de casos suspeitos era de 4.653, segundo dados do Ministério da Saúde. Até o momento, o país registrou uma morte relacionado à doença. Para a Anvisa conceder as aprovações da vacina, a agência analisou dados da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Agência Americana (FDA).

*Com informações do g1