Acontece

Em mensagem de Natal, Papa Francisco pede fim de conflitos

Papa Francisco - Foto: Vincenzo Pinto/AFP
O religioso enumerou dez países afetados por conflitos ou tensões, que descreveu como "cenários desta Terceira Guerra Mundial"

O Papa Francisco fez um apelo, neste domingo (25), pelo fim dos conflitos no mundo. As declarações ocorreram durante a célebre mensagem de Natal na Praça de São Pedro, momento em que o religioso voltou a mencionar uma “Terceira Guerra Mundial”.

O pontífice citou a guerra na Ucrânia, a qual caracteriza como “sem sentido”, e pediu para “silenciar as armas” no país. “Que nosso olhar seja preenchido com os rostos dos nossos irmãos e irmãs ucranianos, que vivem este Natal no escuro, no frio ou longe de suas casas, por causa das destruições provocadas por dez meses de guerra”, declarou o Papa argentino.

Papa Francisco – Foto: Divulgação
Leia Mais

Tempestade de inverno histórica nos Estados Unidos mata 17 pessoas

Além disso, diante de 70 mil fiéis reunidos no Vaticano, o religiosos ainda enumerou dez países afetados por conflitos ou tensões. Ele, aliás, descreveu suas situações como “cenários desta Terceira Guerra Mundial”. Antes de pronunciar a bênção “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo), o Papa destacou o Afeganistão, o conflito israelense-palestino, Iêmen, Síria, Mianmar, mas também o Líbano, país assolado por uma grave crise econômica e social. Ele ainda citou o Haiti, onde mais de 1,4 mil pessoas morreram em atos de violência este ano, de acordo com a ONU. Além disso, pela primeira vez, citou o Irã, cenário de uma onda de protestos.

O pontífice também pediu que a comida não seja utilizada como “arma”, em referência aos conflitos que afetam em particular a região do nordeste africano. “Toda guerra provoca fome e usa comida como arma, impedindo sua distribuição a populações que já estão sofrendo. Neste dia, aprendendo com o Príncipe da Paz, nos comprometamos todos – em primeiro lugar aqueles que têm responsabilidades políticas – para que a comida não seja mais que um instrumento de paz”, declarou.