Acontece

Brasileiros querem voltar de Portugal por falta de dinheiro

Brasileiros
Foto: Getty Images
No mês de janeiro, 1.050 brasileiros se registraram no OIM com pedidos para retornarem ao Brasil

Despreparados e sem planejamento, os brasileiros recém-chegados a Portugal pedem ajuda para voltar ao Brasil. As dificuldades econômicas enfrentadas por imigrantes ao país europeu têm provocado uma onda de solicitações à Organização Internacional para Migrações, que apresenta programa de ajuda para repatriar estrangeiros que vivem em território luso.

Para se ter uma ideia da gravidade do problema, só no mês de janeiro, 1.050 brasileiros se registraram no OIM com pedidos para retornarem ao Brasil. Motivo: falta de dinheiro para comer e pagar moradia. Detalhe, o número é maior do que o total de repatriados em todo o ano de 2022, que foi de 903.

Entre os que pedem ajuda para voltar ao Brasil há crianças e, sobretudo, mulheres. Esses brasileiros foram atingidos pela disparada dos preços dos alimentos e dos aluguéis, problemas que também afetam os portugueses, que reclamam dos baixos salários. Em 2023, o salário mínimo em Portugal é de € 760,00.

O que acontece é que muitos dos brasileiros partiram para Portugal sem planejamento, com poucos recursos no bolso. Com isso, acreditaram que, em pouco tempo, conseguiriam fontes de recursos suficientes para sobreviverem com dignidade no país da Europa.

Com informações do Correio Braziliense