Em um Relatório do órgão que faz parte da comunidade de Inteligência americana, o Departamento de Energia dos Estados Unidos mudou seu posicionamento sobre a origem da pandemia de Covid-19 e afirmou que o coronavírus se espalhou provavelmente a partir de um vazamento acidental do laboratório de Wuhan, na China.
A informação consta em um relatório confidencial fornecido recentemente à Casa Branca e aos principais membros do Congresso a que o Wall Street Journal teve acesso. Até então, o Departamento de Energia manifestava dúvidas sobre como surgiu o vírus. A nova posição aparece em uma atualização de um documento de 2021 do escritório da diretora de Inteligência Nacional Avril Haines. O novo relatório destaca como diferentes partes da comunidade de inteligência chegaram a julgamentos díspares sobre a origem da pandemia. O Departamento de Energia agora se junta ao FBI ao dizer que o vírus provavelmente se espalhou por um acidente em um laboratório chinês.
Leia Mais
Prêmio Tacaruna Mulher 2023: veja quem são as homenageadas
Quatro outras agências, juntamente com um painel nacional de inteligência, ainda julgam que foi provavelmente o resultado de uma transmissão natural, e duas estão indecisas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) começou uma investigação em 2021 sobre as origens do novo Covid-19, mas sem conclusões. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, comprometeu-se neste mês a fazer “todo o possível” para ter uma “resposta” sobre a origem do virús. Ele disse ter enviado, recentemente, um e-mail oficial a uma autoridade de alto escalão do governo chinês para voltar a pedir a colaboração de Pequim.
Adicionar comentário