Acontece

A sigla ESG vem ganhando cada vez mais espaço no cenário mundial

Reprodução/Internet

Citada pela primeira vez em 2004, quando o então secretário da ONU Kofi Annan propôs um desafio a 50 diretores-executivos das mais importantes instituições financeiras do mundo: incluir fatores ambientais, sociais e de governança no mercado financeiro e de capitais.

Para Anderson Soares, CEO da AJX Capital, uma postura da ESG é de extrema importância para qualquer empresa no Brasil e no mundo: “A nossa empresa tem 1 ano e 8 meses de existência e preconiza essa conduta de preocupação ambiental em todas as suas ações,” explica.

Porém, não são só os investidores que estão preocupados com o futuro do planeta: em pesquisa recente, realizada no Brasil, para 87% dos entrevistados que conheciam o que representava a sigla, a atuação de empresas e marcas são importantes, no entanto, eles acreditam que o engajamento deve ser de todos (governos, marcas, mídias, ONGs e até dos próprios indivíduos). “Infelizmente, por aqui, a grande maioria dos brasileiros desconhece essa prática. Nós, da AJX Capital, entendemos que a melhor forma de disseminar esse conceito é através da iniciativa com ações concretas e a divulgação dessas ações ajudam na conscientização da população.

Leia Mais

Criança ‘invade’ Casa Branca e é contido por serviço secreto

Um consumidor mais consciente também é mais exigente, e cada vez mais as empresas fornecedoras de produtos e serviços têm de se adaptar.
Nosso papel é apoiar a transição para um mundo mais sustentável, integrando os aspectos ambientais, sociais, de governança corporativa (‘ESG’) e climáticos,” explica Anderson.

As empresas ESG têm investido em tecnologia para eliminação do uso do papel, prioridade na aquisição de produtos recicláveis, evitar o desperdício de recursos, adaptar a ética como um valor intransponível, entre outros.

A AJX cuida, inclusive, do controle dos prestadores de serviço para ver se adotam um controle efetivo de ESG e, em especial, um controle efetivo de emissão de carbono. A organização também procura apoiar programas sociais engajados com o bem-estar, assistência, educação, saúde e preservação ambiental.

“Nós nos preocupamos com o futuro de todos,” conclui o CEO.