Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, que estava proibido de visitar o Brasil desde 2019, chegou a Brasília, na noite deste domingo (28), para reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro bilateral está marcado para está segunda-feira (29).
Além disso, o venezuelano estará presente também para a cúpula de líderes da América do Sul, que deve ocorrer na terça-feira (30), em Brasília. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, 11 presidentes vão estar no evento.
“Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente. Estar ciente!”, escreveu Maduro nas redes sociais.
Vale lembrar que Nicolás Maduro estava há 8 anos sem visitar o Brasil. Desde 2019, uma portaria assinada por Jair Bolsonaro proibia a entrada do governo venezuelano em território brasileiro.
Pelo texto, são impedidos de entrar no país “altos funcionários do regime venezuelano, que, por seus atos, contrariam princípios e objetivos da Constituição Federal, atentando contra a democracia, a dignidade da pessoa humana e a prevalência dos direitos humanos”. Com a posse de Lula, Bolsonaro teve que retirar o decreto.
Agradezco la cálida bienvenida con la que nos recibieron en Brasilia, capital de la República Federativa de Brasil. Estaremos desarrollando en las próximas horas una agenda diplomática que viene a reforzar la unión necesaria de los pueblos de nuestro continente. ¡Estén… pic.twitter.com/udFaR2J6yl
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) May 29, 2023