Acontece Política

Lula viaja para Europa: encontros com Papa Francisco e presidentes

Lula
Foto: Ricardo Stuckert e Getty Images
Terá compromissos com o Papa Francisco, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e o presidente da França, Emmanuel Macron

Luiz Inácio Lula da Silva irá viajar para a Europa e terá compromissos com o Papa Francisco, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e o presidente da França, Emmanuel Macron. Lula embarca para Roma, capital italiana, na noite desta segunda-feira (19). Esta será a sétima viagem internacional do presidente em seis meses de governo.

Até sexta-feira, Lula terá uma série de reuniões na Itália, no Vaticano e na França. Na próxima quarta, por exemplo, conversará com o Papa Francisco sobre políticas sociais, como medidas de combate à fome e à pobreza, aquecimento global, e reforçará sua proposta de criação de um plano de paz que ponha fim à guerra entre Rússia e Ucrânia.

Leia Mais

Papa Francisco recebe alta hospitalar e brinca: “Ainda estou vivo”

Às 20h desta segunda, segundo agenda oficial, Lula segue de Brasília para o Recife, onde faz escala por cerca de 1h30. Às 23h59, está marcada a partida para Roma, capital da Itália. O ponto alto da visita na primeira parada será a agenda com o Papa, que o conhece há mais de 20 anos.

Com a ajuda do amigo e presidente argentino, Alberto Fernández, Lula foi ao Vaticano em dezembro de 2020, cerca de um mês após deixar a prisão em Curitiba, onde passou 19 meses, e manteve uma reunião privada de uma hora com Francisco. Os temas tratados foram a fome, a desigualdade social e a intolerância.

Com informações de O Globo