Acontece Eventos

“Os Gêmeos” chega ao Nordeste pela 1ª vez, no InstitutoRB, Recife

Os Gêmeos
Os Gêmeos - Foto: Divulgação
"Os Gêmeos: Nossos Segredos" tem estreia marcada para o dia 28 de junho

A convite do Instituto Ricardo Brennand, a renomada dupla de artistas Os Gêmeos chega ao Recife para realizar de forma inédita no Nordeste a exposição Os Gêmeos: Nossos Segredos, com estreia marcada para o dia 28 de junho. Aproveitando a oportunidade, a festa Revérse, em conjunto com o curador recifense Steve Coimbra, os convidaram para realizar um DJ set especial na Torre Malakoff, explorando a atuação da dupla no universo da música.

O evento acontecerá na próxima quarta-feira (22 de junho), a partir das 16h, e o acesso se dará apenas com ingressos retirados (lotes gratuito e colaborativo). Como de costume, os ingressos gratuitos, já esgotados, não garantem a entrada. Ao lotar, é iniciado um sistema de rodízio. O line-up da festa, que é financiada inteiramente pelo bar e através do ingresso colaborativo, também contará com DJ set de Steve Coimbra (STV) e JV b2b Racso (Revérse DJs).

Os Gêmeos
Os Gêmeos – Foto: Divulgação
SOBRE OS GÊMEOS

Gustavo e Otávio Pandolfo sempre trabalharam juntos. Quando crianças, nas ruas do tradicional bairro do Cambuci (SP), desenvolveram um modo distinto de brincar e se comunicar através da arte. Com o apoio da família, e a chegada da cultura Hip Hop no Brasil nos anos 1980, Os Gêmeos encontraram uma conexão direta com seu universo mágico e dinâmico e um modo de se comunicar com o público. Exploravam com dedicação e cuidado as diversas técnicas de pintura, desenho e escultura, e tinham as ruas como seu lugar de estudo. 

Nunca deixaram de fazer graffiti, mas, com o passar dos anos, esse universo criado pela dupla, com o qual sonham e se inspiram, ultrapassou as ruas, se transformando numa linguagem própria e em constante evolução, com outras referências e influenciado por novas culturas. Os artistas, hoje reconhecidos e admirados nacional e internacionalmente, usam linguagens visuais combinadas, o improviso e seu mundo lúdico para criar intuitivamente uma variedade de projetos pelo mundo. Realizaram inúmeras mostras individuais e coletivas em museus e galerias de diversos países, como Cuba, Chile, Estados Unidos, Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Lituânia e Japão.

Os Gêmeos
Foto: Jair Amaral /EM/D.A Press
Grande expectativa no InstitutoRB

O espaço cultural se rende a genialidade moderna dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo com Os Gêmeos: Nossos Segredos, a partir do dia 28 de junho e segue até 27 de agosto.

Os gêmeos passam a integrar a agenda de mostras poderosas regidas pelo Instituto, que contabiliza mais de 3 milhões de visitantes desde sua abertura. A maioria com foco na formação do país, pintores de ontem, de hoje. Além de Frans Post, a coleção mais completa de Armas Branca de um colecionador particular, o Instituto já recebeu também modernidades curiosas como História em Quadrões, de Mauricio de Sousa, releitura de obras nacionais e internacionais tendo a Turma da Mônica encarnando figuras como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Com os gêmeos, neste 2023, o Instituto mostra o novo tempo da arte contemporânea.

Foto: Rafa Meireles