Acontece Malas Prontas

Irlanda vai pagar R$ 440 mil para quem se mudar para ilhas remotas

Irlanda
Vista da cidade de Kileany e a paisagem da ilha de Inis Mór - Foto: Getty Images
Esse apoio financeiro tem como objetivo revitalizar as propriedades abandonadas

Seu sonho é morar na Irlanda? Então, isso pode se tornar realidade. O governo irlandês abrirá inscrições para recrutar pessoas que queiram se mudar para uma das 30 ilhas remotas do país e receber até 84 mil euros (cerca de R$ 440 mil na cotação atual), a partir do dia 1º de julho.

Segundo a Forbes, o programa se chama “Nossas Ilhas Vivas” e é um projeto visionário do governo da Irlanda que visa revitalizar cerca de 30 áreas afastadas e pouco povoadas. Entre elas, estão a ilha de Arranmore, localizada ao largo da costa do condado de Donegal, por onde os penhascos de 45 metros dominam a paisagem.

Irlanda
Arranmore é uma das ilhas – Foto: Getty Images

Em seguida, há a Ilha de Clare, ao largo da costa do condado de Mayo, conhecida por suas praias de areia e trilhas de aventura. Já a Ilha de Bere é um paraíso tranquilo popular entre ciclistas, observadores de aves e amantes das plantas. Inclusive, Inis Mór, uma das Ilhas Aran, foi cenário do filme “Os Banshees of Inisherin”, indicado ao Oscar de 2022.

Irlanda
Ilha de Clare, que tem apenas 160 habitantes – Foto: Getty Images

Estes são os lugares que estão isolados do resto do mundo, sem nenhuma forma de chegar ao continente por pontes e, às vezes, até mesmo isolados pelo fluxo e refluxo das marés. A maioria é pequena – a Ilha de Clare, por exemplo, tem uma população de apenas 160 pessoas.

De acordo com a Forbes, a estratégia do governo para os próximos 10 anos é “criar comunidades prósperas que se mantenham por gerações, diversificar as economias das ilhas, torná-las mais atraentes para trabalhadores remotos e criar oportunidades de carreira para os residentes. E a administração está disposta a pagar às pessoas que têm coragem de abraçar esse estilo de vida”.

Irlanda
Ilha de Clare – Foto: Getty Images

Mas, atenção: esse apoio financeiro tem como objetivo revitalizar as propriedades abandonadas que adornam as paisagens das ilhas. Aos que desejam ser moradores, precisarão comprar e possuir uma residência, desde que tenha sido construída antes de 1993 e permanecido vaga por pelo menos dois anos. O dinheiro que você recebe só pode ser usado em trabalhos de construção, para melhorias estruturais e reformas.

Além disso, vale lembrar que, embora qualquer pessoa possa comprar uma propriedade na Irlanda, isso não garante o direito de realmente morar lá. Isso porque, para viver neste país europeu, é preciso obter um visto de trabalho ou ser elegível para cidadania dupla/naturalização.

Para ajudar os estrangeiros interessados, o governo irlandês divulgou ainda um guia de documentos com todas as informações sobre o projeto.

*Com informações da Forbes e O Globo