Acontece

Filho de Léa Garcia receberá troféu Oscarito em nome da sua mãe

A terça-feira (15) trouxe uma mudança significativa para o cenário do prestigioso Festival de Cinema de Gramado. A notícia do falecimento da aclamada atriz Léa Garcia, aos 90 anos, devido a um infarto, levou a organização do evento a reajustar sua programação em honra à memória da artista.

A família de Léa, em um gesto comovente, solicitou que a cerimônia de entrega do Troféu Oscarito, uma das mais tradicionais distinções do festival, ocorra nesta noite, no início da primeira sessão. O momento promete ser repleto de emoção, com Marcelo Garcia, filho da atriz, aceitando o troféu em nome de sua mãe, em um tributo tocante no palco do emblemático Palácio dos Festivais.

A cidade de Gramado, que acolhe o renomado Festival de Cinema, estava prestes a celebrar Léa Garcia, que havia chegado para a ocasião. A atriz seria homenageada ao lado da consagrada Laura Cardoso, 95 anos, em uma cerimônia que prometia marcar história. O Troféu Oscarito, símbolo de reconhecimento e admiração, seria entregue a essas duas figuras icônicas do cinema brasileiro, algo que não acontecia desde 1990.

Léa Garcia, com sua trajetória brilhante, deixa uma marca indelével no Festival de Gramado, com quatro Kikitos, o cobiçado prêmio máximo do evento, conquistados por suas performances marcantes nos filmes “As Filhas do Vento” (2004), “Hoje tem Ragu” (2008) e “Acalanto” (2012).

Além disso, seu impacto transcendeu fronteiras, resultando em sua indicação na categoria de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes, em 1957, por seu papel inesquecível no emblemático filme “Orfeu Negro”, que mais tarde seria agraciado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1960.

Léa Garcia enfrentou desafios de saúde, mas isso não diminuiu sua paixão e dedicação à arte. Convivendo com uma neuropatia decorrente da Chikungunya, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypiti, ela compartilhou suas dificuldades e resiliência em sua jornada artística.

A noite de entrega do Troféu Oscarito será um momento de celebração da carreira inspiradora e do compromisso de Léa Garcia com o cinema. Familiares, amigos e admiradores unirão suas vozes e corações para prestar uma última e tocante homenagem a essa figura marcante da cultura nacional. A memória de Léa continuará a brilhar nos corações daqueles que foram tocados por sua arte e paixão pelo cinema brasileiro.