Acontece

Attenzione Pickpocket: Dona do bordão é assaltada na Itália

A famosa frase que se tornou um meme global, “attenzione pickpocket” (atenção, batedores de carteiras), não conseguiu proteger sua própria autora dos crimes que ela estava tentando combater. Monica Poli, vereadora italiana de extrema direita, ganhou reconhecimento internacional por seus vídeos alertando turistas sobre os perigos de batedores de carteira nas ruas de Veneza. No entanto, Poli se tornou vítima do crime que tentava prevenir.

O roubo ocorreu enquanto Poli caminhava por uma praça na cidade turística. Em um momento de distração, um homem arrancou seu celular das mãos. Apesar do incidente, Poli confirmou sua determinação em continuar lutando contra o problema dos furtos. Ela afirmou: “Sim, fui roubada, e as investigações estão em andamento, mas isso não me impedirá de lutar contra o fenômeno dos furtos.”

Os vídeos virais de Monica Poli a mostrando em pontos turísticos de Veneza e alertando os turistas sobre batedores de carteira levaram à fama da expressão “attenzione pickpocket”. No entanto, sua ação aparentemente atraiu retaliação, já que ela filma os rostos dos supostos criminosos em seus vídeos. A imprensa local especula que o roubo poderia ser uma resposta direta a suas ações.

Monica Poli é filiada à Liga, um partido de extrema direita na Itália. Enquanto o movimento “Cittadini Non Distratti” (Cidadãos Atentos), do qual ela faz parte, ainda não se pronunciou sobre o incidente, a vereadora reafirma seu compromisso em continuar a luta contra os crimes que afetam a cidade de Veneza. A polícia local ainda não havia se manifestado sobre o roubo até o momento desta notícia.