Acontece

Fila de transplante: Faustão pode esperar até 18 meses por coração

Faustão
Foto: Reprodução/Instagram
Cerca de 40 mil pessoas aguardam pelo órgão no Brasil

Faustão, de 73 anos, que já está incluído na fila de transplante cardíaco do Sistema Único de Saúde (SUS), pode ter de esperar de 12 a 18 meses por um coração. As informações são do Hospital do Coração (HCor). Cerca de 40 mil pessoas aguardam pelo órgão no Brasil, informou o hospital.

“Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso”, diz o boletim médico.

De acordo com os médicos, o apresentador encontra-se “sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco”. Faustão está internado há 15 dias para tratamento de insuficiência cardíaca.

Como funciona a fila

A fila é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O tempo de espera, o tipo sanguíneo e a gravidade do caso são os fatores levados em consideração para definir quem deve ser priorizado. Além da gravidade da doença, crianças têm prioridade, sejam elas doadoras ou receptoras do coração.

Outro fator importante é a localização, pois é necessário entender o tempo de duração do órgão fora do corpo. Dependendo do prazo, seria preciso um avião para o transporte até o destino, com custos arcados pelo SUS.