Acontece

Após segunda cirurgia, Mingau segue sedado e em estado grave

O baixista da icônica banda brasileira Ultraje a Rigor, Rinaldo Oliveira Amaral, mais conhecido como Mingau, permanece em estado grave e sedado no Hospital São Luiz Santo Amaro, em São Paulo, de acordo com informações do boletim médico divulgado nesta sexta-feira (8/9).

O comunicado médico afirma que “o paciente está sedado, sob ventilação mecânica e recebendo suporte clínico para controle da pressão intracraniana.” Mingau passou por uma cirurgia de craniectomia descompressiva na noite de quarta-feira (6/9). Esse procedimento consiste na remoção de parte da calota craniana para aliviar a pressão intracraniana.

A primeira cirurgia do músico ocorreu no domingo (3/9), após ter sido baleado na cabeça enquanto passava de carro pela Praça do Ovo, no bairro Ilha das Cobras, em Paraty (RJ). O tiro atingiu a região frontal esquerda da cabeça de Mingau e atravessou o crânio, deixando fragmentos alojados. Na primeira intervenção cirúrgica, parte da calota craniana foi removida, mas foi necessário realizar um segundo procedimento para ampliar a retirada da calota craniana.

Os médicos do Hospital São Luiz afirmam que ainda é cedo para prever as possíveis sequelas para o músico. O neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira, responsável pelo caso, explicou que “a região atingida tem algumas funções, funções motoras, funções de linguagem. Na fase em que ele está, fica muito difícil estabelecer um prognóstico em relação a sobrevida e sequelas neurológicas. É muito precoce.”

O incidente ocorreu em um local conhecido como ponto de venda de drogas, segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro. Uma das hipóteses é que Mingau e seu amigo, que estava com ele no carro, tenham sido confundidos com traficantes e foram alvo de disparos por engano.

O músico foi transferido para o Hospital São Luiz após a cirurgia de emergência no domingo, e desde então, tem estado sob cuidados médicos intensivos enquanto luta pela sua recuperação.