Destaques Vídeos

FITS é referência na formação médica de excelência entre PB e PE

Roberta Jungmann com Diogo Galvão e José Roberto de Almeida, respectivamente, diretor-geral e coordenador do curso de medicina da FITS Goiâna
"Aqui em Goiana, tive a visão holística do que é a medicina"

Formar novos médicos com excelência e visão global, mas conhecendo a realidade local, é a proposta da Faculdade Tiradentes (FITS), que há dois anos foi erguida e inaugurada em Goiana, cidade localizada estrategicamente entre Pernambuco e a Paraíba. Justamente para atender quem já mora no interior, no Recife (a 62 quilômetros do Recife) ou também no estado vizinho.

A FITS é localizada em Goiana, cidade entre Pernambuco e a Paraíba

Para isso, toda a infraestrutura foi projetada para favorecer o aprendizado teórico e prático. Cada detalhe foi pensado, desde os ambientes ao modelo pedagógico, que é todo baseado no método PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas). A metodologia envolve estudos de casos clínicos reais e permite maior participação de alunos no processo ensino-aprendizagem.

Boas práticas internacionais

Os alunos da FITS tem vivência prática da medicina

Utilizando padrões e boas práticas internacionais, os alunos têm aulas teóricas, ministradas por mestres e doutores, e vivência prática com pacientes logo nos primeiros períodos do curso. O aprendizado ocorre na rede pública de saúde, por meio de parceria com a Prefeitura Municipal. O convênio foi firmado ainda em 2021, antes mesmo da inauguração do prédio.

Por meio dessa parceria, os alunos já começam a visitar unidades básicas de saúde com médico e professor para conhecer a realidade, observar estudos de casos reais e ter experiência extensiva, fora da instituição de ensino. Essa combinação de forças permite preparar médicos no interior e incentivá-los a se fixarem na localidade para atender à população, após a formação.

“Nosso foco é formar médicos em nível de excelência, preparados, empáticos e apropriados das diversas realidades existentes em nosso país. Fazemos isso através de metodologias práticas e total interlocução com a região onde estamos inseridos, contando com parceiros estratégicos que sustentam a execução completa de nosso projeto pedagógico”, adiantou o diretor-geral da FITS em Goiana, Diogo Galvão.

Estrutura

A da Biblioteca FITS Goiana

A FITS Goiana está localizada na Rua 07, quadra 12, no loteamento Novo Horizonte, próximo à Upa. Ocupando terreno 8.162m², o prédio tem arquitetura moderna. O empreendimento tem dois pavimentos numa área construída de 5.064,35m². No térreo, estão localizados os serviços para atendimento geral aos estudantes como biblioteca, diretoria e auditório, além de laboratórios de habilidades médicas e salas de anatomia.

Abaixo, a entrevista completa com o diretor-geral da FITS em Goiana, Diogo Galvão e o coordenador do curso de medicina da faculdade, José Roberto de Almeida

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar